Nesta quinta-feira (8), a Seleção Brasileira de vôlei feminino sofreu uma dura derrota nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao perder para os Estados Unidos por 3 sets a 2. As parciais foram de 25/23, 18/25, 25/15, 22/25 e 15/11. O sonho do terceiro ouro olímpico teve de ser adiado mais uma vez.
Relembrando os Jogos de Tóquio 2020, o Brasil também foi superado pelas norte-americanas, mas naquela ocasião na final, conquistando a medalha de prata. Com mais uma derrota, as brasileiras ainda têm a chance de lutar por uma medalha de bronze nesta edição olímpica, aguardando o resultado do confronto entre Turquia e Itália.
Como foi o jogo entre Brasil e EUA?
O Brasil entrou em quadra com 100% de aproveitamento na competição até então. A equipe comandada por Zé Roberto Guimarães tinha fechado a fase de grupos de forma invicta e vencido a República Dominicana nas quartas de final. No entanto, a semifinal começou com dificuldades para a equipe brasileira.
A partida iniciou com os Estados Unidos abrindo uma vantagem de 5 a 0 no primeiro set. As brasileiras, mesmo nervosas, conseguiram a virada em 19 a 16, mas acabaram sendo superadas no final, perdendo por 25 a 23.
No segundo set, o Brasil entrou com uma postura mais agressiva. Ana Cristina brilhou em quadra e as brasileiras fecharam o set com um tranquilo 25 a 18. No entanto, o terceiro set foi dominado pelas americanas. A equipe brasileira apresentou falhas graves na recepção e no bloqueio, culminando em uma derrota por 25 a 15.
Ver essa foto no Instagram
O quarto set foi particularmente emocionante, com as duas equipes disputando ponto a ponto. O Brasil conseguiu fechar em 25 a 23 após uma invasão da jogadora americana Ogbogu. Já o tie-break foi ainda mais acirrado, com as seleções se alternando no placar. As brasileiras encontraram dificuldades na armação das jogadas, permitindo que as americanas abrissem vantagem e fechassem a partida em 15 a 11.
A frustração foi evidente na equipe brasileira, mas Zé Roberto Guimarães destacou a importância de focar na luta pelo bronze. “Precisamos levantar a cabeça, analisar o que erramos e corrigir para a próxima partida”, afirmou o técnico em entrevista pós-jogo.
Qual a próxima etapa para o vôlei feminino?
Após a derrota na semifinal, o foco da Seleção Brasileira é a disputa pelo bronze. O adversário será a equipe perdedora do duelo entre Turquia e Itália, cujo jogo também acontece nesta quinta-feira (8) às 15h. O confronto pelo terceiro lugar está marcado para o próximo sábado (10) às 12h15.