Neste sábado (23), a Inglaterra recebe o Brasil, em uma partida amistosa entre as duas seleções. A bola rola no estádio Wembley, na capital inglesa, Londres, às 16h (horário de Brasília).
Esta não é a primeira vez que as duas equipes se enfrentam, sendo uma das maiores e mais notáveis rivalidades do futebol. De um lado, o país que inventou o futebol, do outro, o que aprimorou o esporte.
Com muitos momentos marcantes ao longo da história, brasileiros e ingleses já se enfrentaram 26 vezes, com os canarinhos levando uma ampla vantagem: 11 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas.
Dentre tantas ocasiões inusitadas, veja os principais momentos vividos pelas duas equipes!
Ver essa foto no Instagram
Primeiro duelo (1956)
Em Londres, Brasil e Inglaterra se enfrentavam pela primeira vez, com os brasileiros se preparando para a Copa do Mundo de 1958. Comandada por Flávio Costa, com jogadores como Nilton Santos e Didi, a seleção canarinha acabou perdendo por 4 a 2 para os ingleses.
Nilton Santos y Billy Wright. Inglaterra / Brasil. 1956. pic.twitter.com/qhI7BRhMwf
— Nostalgia Futbolera ® (@nostalgiafutbo1) September 23, 2022
Julinho conquista o Maracanã (1959)
Em 1959, a seleção brasileira era uma equipe em formação, depois do grande fracasso da última Copa do Mundo.
No amistoso contra os ingleses no Maracanã, o treinador Vicente Feola decidiu poupar titulares e escalar Julinho Botelho no lugar de Garrincha.
A torcida não gostou da escolha e vaiou quando o jogador entrou no campo. Mas, o atacante acabou calando os críticos, marcando um gol e exibindo muita habilidade. A partida acabou em 2 a 0, consolidando o atleta, que chegou a ser convocado para a Copa do Mundo de 1962.
Parque dos Sonhos lotado de uma torcida grata por anos a fio de dedicação ao Palmeiras.
Assim era a despedida do enorme Julinho Botelho.#Colorizei pic.twitter.com/TdW8pkKfmq
— @Boneco2 (@Siga_OBoneco2) March 11, 2023
O balé das pernas tortas (1962)
Grande favorita ao título mundial, o Brasil se viu sem Pelé logo na segunda partida, tendo a forte Inglaterra como adversária durante as quartas de final.
Em Viña del Mar, no Chile, a responsabilidade de liderar o time ficou sobre Garrincha. O ponta fez uma partida maravilhosa, marcando dois gols, comandando a vitória por 3 a 1, colocando a seleção canarinha nas semifinais, que consequentemente terminaram no bicampeonato. Mané foi eleito o melhor daquela edição do torneio.
Garrincha …
O melhor do mundo de 1962 pic.twitter.com/jQ3pEKG7YK— futebolretromania (@futebolretroma1) March 14, 2024
A defesa milagrosa de Gordon Banks (1970)
Considerada por muitos a melhor seleção de todos os tempos, o Brasil de 1970 queria o tricampeonato mundial no México.
A Inglaterra, por sua vez, era um time forte e tradicional, com jogadores talentosos como Bobby Charlton e Gordon Banks.
A partida de Guadalajara, ainda na fase de grupos, mostrou como os brasileiros poderiam dominar, mas esbarravam na organização defensiva inglesa.
Foi nessa partida, que o arqueiro britânico protagonizou o que muitos chamam de a melhor defesa de todos os tempos, após uma cabeçada de Pelé. O duelo terminou em um 1 a 0 para os canarinhos, com gol de Jairzinho.
Foto da agência Gazeta Press mostra histórica defesa de Gordon Banks após cabeçada de Pelé no jogo entre Brasil e Inglaterra, pela primeira fase da Copa do Mundo 1970. pic.twitter.com/lYieMBEyoR
— Bruno Ceccon (@b_ceccon) June 21, 2020
A vingança inglesa (1984)
Em um período de transição depois da conquista do tricampeonato mundial, o Brasil via jogadores jovens e promissores no elenco, como Zico e Sócrates, mas não tinha o entrosamento certo.
Do outro lado, a Inglaterra queria se vingar da derrota para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 para se consolidar como uma das grandes potências do futebol.
No Maracanã, os ingleses eram mais organizados e eficientes, com John Barnes sendo o responsável pela vitória britânica por 2 a 0, em uma partida que ficou conhecida como a vingança.
Em 1984 Amistoso Brasil x Inglaterra em uma excurção dos ingleses pela América do Sul pic.twitter.com/lZiozrpg7M
— Memórias Do Futebol (@MemoriasFutebol) October 26, 2015
Violência inglesa (1995)
Participando da Copa Umbro, um torneio amistoso entre seleções, o Brasil enfrentou a Inglaterra em uma partida marcada por muita violência por parte dos britânicos, que abusaram dos carrinhos.
Os brasileiros, de virada, venceram por 3 a 1, com uma atuação de gala de Juninho Paulista.
🇧🇷 Quando o Brasil ganhou a Copa Umbro disputada na Inglaterra, em 1995! pic.twitter.com/XjYjHJj29j
— Futografia FC (@futografia) October 29, 2020
Ronaldinho Gaúcho é um bruxo (2002)
Grande favorita ao pentacampeonato depois de anos de reestruturação e sofrimento, a seleção de 2002 teve um começo complicado na Copa do Mundo. Nas quartas de final, reencontrou a velha conhecida Inglaterra, que vinha forte na competição mundial.
Em Shizuoka, os brasileiros começaram mal e viram os ingleses abriram o placar. Mas, Ronaldinho Gaúcho empatou com um lindo chute de fora da área.
O craque ainda protagonizou o que seria um dos gols mais mirabolantes da história, com uma cobrança de falta perfeita, dando a vitória ao Brasil na semifinal do torneio, que viria a culminar no quinto título.
O gol histórico de Ronaldinho contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2002.
— Mundo do Futebol (@futeinfos) March 25, 2023
Último jogo (2013)
Que o Brasil está há anos sem enfrentar seleções europeias em partidas amistosas, todos já sabem. Por isso, passou algum tempo sem enfrentar a Inglaterra, por não ter a chance de se encontrarem em torneios oficiais, como a Copa do Mundo.
O último jogo entre as duas equipes foi no dia 2 de junho de 2013, na reabertura do Maracanã, que estava sendo reformado para a Copa de 2014.
Fred e Paulinho marcaram para os brasileiros, enquanto os ingleses empataram com gols de Chamberlain e Rooney.
*Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.