atividade física

Correr acelera o metabolismo mesmo em repouso? Saiba mais

Estudo sobre músculos de atletas em repouso mostram que, mesmo não precisando da quantidade de energia de quando estão correndo, continuam “queimando combustível”

correr-benefícios-metabolismo
(Crédito: Canva)

Correr traz benefícios mesmo parado? Estudo sobre músculos de atletas em repouso mostram que, mesmo não precisando da quantidade de energia de quando estão correndo, continuam “queimando combustível”.

Publicidade

Certos esportes exigem maior resistência do atleta, como a corrida de longa distância. Devido à necessidade de mais energia o corpo aumenta o número de mitocôndrias, os minúsculos motores dentro das células que convertem açúcares e gorduras em moléculas energéticas. Isso aumenta a capacidade dos músculos de consumir oxigênio, que trabalham em potência máxima durante o exercício.

Estudo do pesquisador Douglas Befroy, da Universidade de Yale afirma que os músculos dos homens que correm pelo menos quatro horas por semana consomem 54% mais combustível em repouso do que os homens que não se movimentam nessa proporção. No entanto, a quantidade de energia produzida pelos dois grupos de voluntários da pesquisa era a mesma, indicando que, quando em repouso, o “combustível extra” estava sendo “desperdiçado”.

 * Leia a matéria completa em SportBuzz Corrida

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.