Recurso

Daniel Alves pede liberdade provisória: “Não vou fugir, acredito na Justiça”

Ex-jogador foi condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro; este é o sexto pedido de medidas cautelares feito pela defesa do atleta

alves
Defesa de Daniel Alves faz sexto pedido de pena em liberdade provisória – Crédito: Getty Images

O ex-jogador Daniel Alves e seus advogados solicitaram à Justiça espanhola que ele cumpra sua pena em liberdade provisória. Condenado a quatro anos e meio por estupro, apresentou recursos para alterar sua punição em uma videochamada feita nesta terça-feira (19), de acordo com o jornal catalão “El Periódico”.

Publicidade

Para a defesa do brasileiro, já que a sentença não é definitiva, o atleta tem presunção de inocência. Consequentemente, tomaria medidas cautelares para garantir sua permanência em Barcelona. Entre elas, estão: o pagamento de uma fiança de 50 mil euros (R$ 273 mil), a entrega dos seus passaportes e o comparecimento regular ao tribunal. “Não vou fugir. Confio na Justiça e estarei sempre à disposição”, disse Alves.

Em contrapartida, a acusação e a procuradoria pedem que ele continue preso. O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha da 21ª Seção analisará os recursos. O veredito sobre a sentença final do jogador sairá nos próximos meses, mas a resposta para seu pedido de liberdade provisória virá nos próximos dias.

Publicidade

Alves já havia feito cinco pedidos de liberdade provisória, e todos foram negados. Sua defesa pensa que esta vez será diferente porque ele já cumpriu parte da pena e pagou 150 mil euros (R$801 mil) para indenizar a vítima.

Relembre o caso de Daniel Alves

O jogador foi condenado a quatro anos e meio de prisão em fevereiro deste ano pelo estupro de uma jovem no banheiro da boate Sutton, na capital catalã, cometido em 2022. O Tribunal de Barcelona considerou comprovado que a vítima não consentiu e anunciou a sentença no dia 22. Além da prisão e indenização à vítima, Alves deverá manter distância física de um quilômetro em relação ao domicílio e local de trabalho da jovem.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.