Além de garantir o retorno do Barcelona para as quartas de final da Champions League, depois de quatro anos, a eliminação do Napoli também beneficiou a Juventus, que nem está na disputa da competição. Isso porque a saída do atual campeão italiano garantiu a Velha Senhora no Mundial de 2025, o primeiro do novo formato.
O ranking da UEFA leva em consideração a pontuação de cada clube em relação ao desempenho nas edições de Champions dos últimos anos, com mais destaque à atual.
Apesar disso, apenas dois times por país pode se classificar por este método, e é por isso que a Juve dependia da eliminação do ex-time de Maradona, já que a Inter tinha a vaga garantida anteriormente.
Congratulations to @juventusfc on qualifying for the FIFA Club World Cup 2025!
As a result of @sscnapoli‘s elimination from the @ChampionsLeague, Juventus are now assured of a spot via Europe’s ranking pathway and become the 10th team from Europe to qualify for the tournament. pic.twitter.com/DuFVzCsgqh
— FIFA (@FIFAcom) March 12, 2024
Desta forma, a Europa já conhece 10 de seus 12 times que irão disputar o novo formato do Mundial de Clubes de 2025.
Os três últimos campeões da competição europeia, Chelsea, Real Madrid e Manchester City, além dos classificados via ranking, sendo Bayern, Borussia, PSG, Inter de Milão, Juventus, Porto e Benfica.
Na América do Sul, apenas os três vencedores das últimas edições da Libertadores estão garantidos, como Palmeiras, Flamengo e Fluminense, tendo outras três vagas sendo aguardadas para o vencedor da edição de 2024, além de os restantes também serem decididos por ranking da Conmebol.
Neste caso, times de países iguais não podem participar, segundo a regra da federação.
*Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.