Copa Davis

Ex-ciclista cobra punição a Djokovic, que se recusou a fazer o antidoping

Após Novak Djokovic se recusar a fazer o teste antidoping antes de uma partida da Copa Davis, ex-ciclista francês se indignou e cobrou uma punição ao tenista

Ex-ciclista cobra punição a Djokovic, que se recusou a fazer o antidoping
Djokovic antes de enfrentar o Reino Unido pela Copa Davis (Crédito: Getty Images)

Na última quinta-feira, 23, Novak Djokovic se recusou a fazer o teste antidoping antes de entrar em quadra pela Copa Davis. Dessa forma, o sérvio realizou o exame depois da partida contra a equipe do Reino Unido. No entanto, Marc Madiot, ex-ciclista profissional, não poupou críticas à postura do maior vencedor de Grand Slams da história.

Publicidade

Na visão do francês, não existe a possibilidade de recusar um exame como esse e, como Djokovic o fez, deveria ser punido por sua atitude. “Você não tem o direito de recusar um teste, essa é a regra. No ciclismo você é submetido a um teste e, se recusar, é automaticamente positivo. Se for esse o caso, você é punido”, disse Madiot.

Mesmo que o sérvio tenha realizado o teste após a partida, o ex-ciclista explicou a sua indignação. “Entre as substâncias dopantes existem aquelas que só podem ser detectadas por um período de tempo muito limitado. Se você não se testar antes do início ou durante o jogo, seus vestígios no corpo podem ser apagados”, contou.

Após a decisão de não fazer o teste, Djokovic recebeu apenas um aviso da organização da Copa Davis, mas nenhuma punição veio à tona, pelo menos até o momento. “Se a autoridade antidopagem fizer o seu trabalho, Novak Djokovic deve ser suspenso”, concluiu Marc Madiot.

Após o ocorrido, Novak Djokovic explicou o motivo de sua recusa, alegando uma alteração em sua rotina pré-jogo. “Eles me informaram com uma hora e meia de antecedência. Tenho minha rotina pré-jogo e não preciso pensar em doar sangue ou urina neste momento”, disse o número 1 do mundo.

Publicidade

*texto publicado originalmente em SportBuzz.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.