ACABOU!

Fim da linha! Xavi anuncia que irá deixar comando do Barcelona; entenda

O técnico de 44 anos revelou que tomou a decisão de não cumprir seu contrato até o final

xavi-deixa-barcelona
Xavi – Créditos: Getty Images

Como muitos já esperavam, o treinador espanhol Xavi Hernández anunciou que não irá continuar no comando do Barcelona na próxima temporada. Depois da dura derrota de virada por 5 a 3 para o Villarreal neste sábado, 27, em casa, a sétima do time em 2023/24, o técnico de 44 anos revelou que tomou a decisão de não cumprir seu contrato até o final. O acordo vai até o meio de 2025.

Publicidade

“No dia 30 de junho, não seguirei como treinador do Barça. Creio que a situação merece uma mudança de rumo, de dinâmica(…). Hoje vivi uma das partidas mais duras da minha carreira”, afirmou o treinador. Xavi está à frente do clube da Catalunha desde novembro de 2021 e havia renovado seu vínculo em setembro do ano passado. Porém, o comandante vem sofrendo uma enorme pressão por conta dos péssimos resultados, como as eliminações na Supercopa da Espanha e Copa do Rei, além da distância para os primeiros colocados da tabela da La Liga, Real Madrid e Girona, que duelam o título do campeonato da Espanha diretamente.

“Pensando nos jogadores, eles vão se libertar, jogamos com muita tensão e pensamos como culé (torcedor do Barça) e homem, o melhor para o clube é sair. Farei o meu melhor nestes meses restantes, ainda podemos fazer uma boa temporada. Esta é a mensagem que gostaria de passar, com a tranquilidade de tomar esta decisão com bom senso, pensando mais no clube do que em mim”, afirmou Xavi.

Desde que perdeu para os merengues na final da Supercopa por 4 a 1, com brilhante atuação do brasileiro Vinicius Junior, a permanência de Xavi tem sido questionada pelos jornais locais. “De certa forma, me libertei. Não quero ser um entrave. Estarei com o clube sempre. Quero ser uma solução, e acho que agora o melhor a fazer é sair no dia 30 de junho. Foi assim que combinamos com o presidente, que é sensacional, vai evoluir, todos estão trabalhando muito na gestão esportiva”, disse.

Publicidade

Xavi anunciou a decisão na reta final da entrevista coletiva deste sábado, 27, que se estendeu ainda mais depois da revelação. O treinador não escondeu o desgaste depois de mais de dois anos no cargo, citando Alex Ferguson, lendário técnico do Manchester United, da Inglaterra. “Já aconteceu com todos os treinadores que passaram por este clube, é impossível que haja um Ferguson no Barça. Temos que mudar os rumos e as dinâmicas, mas isso já não faz sentido. Faço isso com bom senso, e era hora de agir”, declarou.

Publicidade

“A sensação de ser treinador do Barça é desagradável, cruel, eles te desrespeitam e isso prejudica muito a tua saúde mental. Tenho certeza, mas a energia está diminuindo a ponto de você dizer que não faz sentido continuar. Já decidi há muito tempo, uma coisa é se isso me afeta, mas quando afeta o clube decido que vou sair no dia 30 de junho. Esse cargo me faz ficar menos tempo com minha família, eles sofrem com isso e não posso ser tão egoísta, vou descansar e ficar com meus filhos”, comentou.

* Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.