AUTOMOBILISMO

Fim de Ciclo: Haas anuncia saída de Guenther Steiner da Fórmula 1

Equipe norte-americana passa por mudanças significativas, com a saída do chefe e os desafios para recuperar o desempenho nas pista

apos-8-anos-guenther-steiner-nao-faz-mais-parte-da-haas
Após 8 anos, Guenther Steiner não faz mais parte da Haas – Créditos: Divulgação F1

O encerramento da parceria com Guenther Steiner marca o fim de uma era na Haas, equipe norte-americana de Fórmula 1. O anúncio, realizado nesta quarta-feira (10), revelou a decisão do dono da escuderia, Gene Haas, de não manter Steiner no comando para a temporada de 2024. Steiner, que esteve à frente da equipe desde sua estreia em 2016, foi o responsável por liderar a construção da equipe desde seu início.

Publicidade

Os primeiros anos da Haas foram marcados por surpresas positivas, com destaque para a conquista de pontos nas primeiras corridas, incluindo um sexto lugar na estreia na Austrália. No entanto, as últimas temporadas viram uma queda significativa no desempenho, culminando em um 2023 difícil, com a equipe terminando na última posição da tabela de pontos.

Gene Haas destacou a necessidade de consistência nos resultados e eficiência nos recursos da equipe. “Tivemos alguns sucessos, mas precisamos ser consistentes na entrega de resultados que nos ajudem a alcançar nossos objetivos mais amplos como organização”, comentou o dono da equipe. “Precisamos ser eficientes com os recursos que temos, mas melhorar a nossa capacidade de design e engenharia é a chave para o nosso sucesso como equipe”, finalizou.

Em seu lugar, Ayao Komatsu foi nomeado como o novo chefe de equipe, sendo promovido do cargo de diretor de engenharia. A escuderia ressaltou a importância de colocar a engenharia no centro da gestão da equipe para melhorar o desempenho na pista.
“Avançando como organização, ficou claro que precisamos melhorar nosso desempenho na pista. Ao nomear Ayao Komatsu como diretor de equipe, colocamos fundamentalmente a engenharia no centro de nossa gestão.”

Além da saída de Steiner, Simone Resta, ex-diretor-esportivo, também decidiu deixar a Haas, retornando aos quadros da Ferrari após desentendimentos com Gene Haas. A equipe ainda está para anunciar quem será responsável por aspectos externos, como busca por patrocinadores.
Na pista, a dupla de pilotos composta por Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen permanece. A próxima temporada da Fórmula 1 está prevista para começar em 2 de março com o GP do Bahrein, após os testes de pré-temporada em fevereiro. A Haas busca redefinir sua trajetória e superar os desafios enfrentados nas últimas temporadas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.