Após meses de observação e conversas com o River Plate, o Flamengo tomou uma atitude para a contratação de De La Cruz que não depende mais do clube argentino. Segundo o ‘GE’, o Mengão topou pagar a multa rescisória do uruguaio e deve tratar dos últimos detalhes com o próprio jogador, esperando uma assinatura de contrato em breve.
O Flamengo retomou o contato com o jogador em outubro deste ano, mesmo período que Tite assumiu o comando da equipe. Sendo assim, o clube carioca tinha boa parte encaminhada, tendo em vista as negociações feitas na última janela de transferências. Porém, com a chegada de clubes sauditas como concorrentes, novas condições foram impostas para o Mengão.
Como não depende do River Plate, no momento, a decisão é exclusivamente do jogador. De acordo com o ‘GE’, o Flamengo não quer entrar em “cabo de guerra” com outros clubes estrangeiros para a contratação de De La Cruz, que já tem em mente todas as condições que o clube carioca o pode oferecer.
Antes mesmo de comunicar o River Plate a intenção de compra do meio-campista, o Flamengo precisa resolver algumas questões com o uruguaio que vão além do salário, como a cláusula de rescisão, bonificações e comissão para intermediários do negócio. Dessa forma, os brasileiros entendem que precisam formalizar um documento com tudo isso assinado antes de envolver o clube argentino.
Como o River já tinha determinado no meio do ano, qualquer negociação só poderia acontecer com o pagamento da multa rescisória de 16 milhões de euros, cerca de R$ 80 milhões na cotação atual, e sem parcelamento. O Flamengo está de acordo e espera resolver os últimos detalhes para efetuar a compra. A expectativa é que De La Cruz seja anunciado nos primeiros dias de 2024.