Fluminense e Flamengo jogam no Maracanã pelo título do Carioca

Mesmo com a vitória alcançada no primeiro confronto, o time das Laranjeiras chega à partida tentando afastar o papel de favorito

Fluminense e Flamengo jogam a partir das 18h (horário de Brasília) deste sábado (2) para decidir quem fica com o título do Campeonato Carioca. A Rádio Nacional transmite o Fla-Flu decisivo ao vivo.

Publicidade

Após vencer a partida de ida por 2 a 0, na última quarta-feira (30), o Tricolor das Laranjeiras chega com boa vantagem para levantar o caneco. Assim, o Fluminense pode perder até por um gol de diferença que fica com o título, já o Flamengo tem que vencer por três gols de diferença para conquistar o estadual nos 90 minutos, ou, ao menos, triunfar por dois gols de vantagem para ir à disputa de pênaltis.

Mesmo com a vitória alcançada no primeiro confronto, o time das Laranjeiras chega à partida tentando afastar o papel de favorito. Segundo o técnico Abel Braga, em entrevista após o primeiro jogo, não é necessário se prender à qualquer vantagem: “Vamos ver agora, próximo jogo é outra história. Para nós tem que começar 0 a 0. Não adianta pensar em vantagem”.

Uma notícia positiva para o Tricolor é o retorno de importantes peças: o atacante Fred, que cumpriu suspensão após ser expulso diante do Botafogo nas semifinais, e o zagueiro Nino e o ponta Luiz Henrique, ambos recuperados de lesão.

Porém, o técnico Abel Braga deu sinais de que não pretende fazer mudanças: “Vou falar que vou mudar para o próximo jogo? Vou mudar nada”. Assim, caso ele opte por repetir a escalação o Fluminense entrará em campo com: Fábio; Calegari, Manoel, David Braz e Cris Silva; Felipe Melo, André, Yago Felipe e Ganso; Willian Bigode e Germán Cano.

Publicidade

Do outro lado do gramado estará um Flamengo que, apesar do desafio de ter que reverter um placar adverso, acredita que pode chegar ao título. “Nós vamos reverter a situação, não tenho dúvida, sobretudo no nível do jogo que apresentamos”, afirmou o técnico português Paulo Sousa logo após a partida da última quarta.

E o comandante da equipe da Gávea tem um roteiro claro do que deve ser feito para conquistar o Carioca: “Primeiro, precisamos fazer três gols, temos capacidade para fazer. Temos capacidade tática para superar nosso adversário, mesmo um adversário que tem vantagem de dois gols. [O Fluminense] vai continuar fechado e procurando decisões erradas do Flamengo a nível individual. Mas temos confiança nos processos, no elenco e nos nossos jogadores para superarmos esse caminho difícil e sermos tetra”.

Porém, o treinador português terá de lidar com um desfalque certo para o jogo decisivo, o atacante Vitinho lesionou a coxa direita na primeira partida com o Fluminense. Uma dúvida é o zagueiro Fabrício Bruno, que sofreu uma lesão no pé esquerdo.

Publicidade

Por outro lado, o uruguaio Arrascaeta, que começou no banco na primeira partida da final por ter defendido a seleção de seu país um dia antes, deve iniciar o segundo confronto na equipe titular. Assim, Paulo Sousa deve ganhar uma importante peça para articular as jogadas de ataque de seu time.

Desta forma, o Flamengo deve entrar em campo com: Hugo; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Rodinei; João Gomes, Andreas Pereira (Willian Arão), Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Fluminense e Flamengo com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de Bruno Mendes. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

(Agência Brasil)