Cidade estreante no automobilismo da Fórmula 1, Las Vegas já nos proporcionou momento tumultuado antes mesmo do início da qualificação. Durante o treino livre, o espanhol Carlos Sainz colidiu simplesmente com uma tampa de um bueiro na pista, fazendo com que a sessão fosse encerrada logo aos 10 minutos de duração. Com os danos na pista, a realização do segundo treino livre acabou sendo adiado, com poucos pilotos tendo a oportunidade de rodar no novo circuito da F1.
O carro do espanhol teve que sair da pista guinchado, deixando o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, revoltando com a situação, classificando como “Inaceitável” e informando que quase o carro inteiro precisaria ser trocado. “Danificamos completamente a estrutura, o motor. É simplesmente inaceitável”, disse Vasseur. “Carlos nos disse que bateu em algo na pista e não sabia exatamente o que era”, finalizou o chefe da equipe italiana, sobre a inusitada colisão.
Com as alterações em seu carro para continuar no fim de semana de Las Vegas, Sainz ainda acabou sendo punido por 10 posições no grid de largada, devido ao excesso de mudanças ao longo da temporada, trocando mais uma vez componentes da sua unidade de potência.
Depois do ocorrido e antes da punição do piloto, a Federação internacional de Automobilismo (FIA) se posicionou referente ao caso. “Após uma inspeção da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foi descoberto que uma estrutura de concreto ao redor de uma tampa de bueiro causou um incidente durante o primeiro treino livre. A FIA está iniciando verificações em todas as outras partes do circuito. Qualquer alteração de agendamento será informada”, informou a F1.