Fórmula 1

Grande Prêmio da Austrália: curiosidades sobre a corrida de Melbourne

Grande Prêmio da Austrália, em Albert Park, Melbourne, já teve histórias emocionantes na disputa e outras curiosidades para os amantes da F1

Grande Prêmio da Austrália: curiosidades sobre a corrida de Melbourne
Grande Prêmio da Austrália – Crédito: Getty Images

Na madrugada deste domingo (24), à 1h (horário de Brasília), será dada a largada para a terceira corrida da temporada de 2024 da Fórmula 1. O Grande Prêmio da Austrália, em Albert Park, Melbourne, traz algumas histórias emocionantes em suas curvas para os amantes da alta velocidade. Veja agora algumas informações sobre o circuito australiano da categoria.

Publicidade

Edições

Esta será a 38ª corrida que a Austrália recebe. Entre os anos de 1985 a 1995, Adelaide foi o palco da alta velocidade dos pilotos, com 11 GPs totais.

Já Albert Park, é sede desde 1996, com 26 GPs até o momento, sendo que entre os anos de 2020 e 2021 não houve disputa por conta da pandemia da Covid-19.

Australiano? Aqui não!

Um dos fatos mais curiosos da corrida é que em todas as 38 edições, nenhum piloto australiano conseguiu subir no pódio, nem mesmo para um terceiro lugar.

Publicidade

Os melhores resultados dos corredores da casa são os quartos lugares de Mark Webber, em 2012, e de Daniel Ricciardo, em 2016. Em 2014, Ricciardo conseguiu terminar em segundo, mas acabou desclassificado por exceder o fluxo de combustível permitido.

Publicidade

Maior vencedor

Em todas as 38 corridas que aconteceram por lá, o maior vencedor é o alemão Michael Schumacher, que conquistou quatro vezes o troféu australiano.

Em seguida, estão Sebastian Vettel e Jenson Button, com três cada. Pelas equipes, a recordista de poles é a McLaren, com 10, com a Ferrari em seguida com sete. Williams e Mercedes vêm depois, com seis.

Circuito da sorte?

Em 13 ocasiões diferentes em 24 corridas, o vencedor da disputa do Albert Park se consagrou campeão mundial no final da temporada.

Publicidade

Neste ano, o grande favorito ao título segue sendo Max Verstappen, que tem grandes chances de levar o primeiro lugar na Austrália.

Além disso, em 24 corridas, o vencedor largou na pole somente nove vezes. Sendo que, nos últimos 18 anos, o pole venceu somente oito.

Circuito do azar para Hamilton

Mesmo largando na pole em todos os anos desde 2014 até 2022, Lewis Hamilton venceu somente duas vezes na Austrália, nos anos de 2008 e 2015. O heptacampeão chegou em segundo lugar entre os anos de 2016 e 2019.

*Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.