Os temporais que castigam a região da Emilia Romagna, na Itália, fizeram o Grande Prêmio de Fórmula 1 cancelar a sexta corrida da temporada. O evento aconteceria neste final de semana, no circuito de Imola, mas foi cancelado devido às inundações que acontecem desde o início do mês de maio e tornaram impossível a realização da prova, segundo organizadores.
O comunicado da Fórmula 1 não fala em remarcar a prova, apenas avisa que o evento não será realizado neste fim de semana. Na terça-feira (16), quando já havia vários funcionários fazendo a montagem das garagens, escritórios e equipamentos de transmissão no circuito, foi necessário interromper os trabalhos e todos foram retirados do circuito por determinação de Defesa Civil da região. Diante do ‘alerta vermelho’ que foi emitido, autoridades italianas começaram a pedir o cancelamento ou adiamento da prova.
A equipe que organiza o evento esteve reunida com membros do governo, entre eles, o ministro dos transportes e o vice-presidente Matteo Salvini, que endossou o coro pelo cancelamento da prova.
The decision has been taken not to proceed with the Grand Prix weekend in Imola#EmiliaRomagnaGP #F1 pic.twitter.com/4taauGnFEA
— Formula 1 (@F1) May 17, 2023
No comunicado, a F1 afirma que tomou a decisão diante dos temporais porque “não é possível realizar o evento de maneira segura para os torcedores, equipes e nossos funcionários, e é o certo o responsável a fazer dada a situação que as cidades e vilarejos estão enfrentando. Não seria correto colocar mais pressão em cima das autoridades locais e serviços de emergência nesse momento difícil”.