
Gustavo Kuerten, um dos principais nomes da história do tênis brasileiro, se declarou como “fã” de João Fonseca. O tenista de apenas 17 anos teve ótimo desempenho no Rio Open e ganhou elogios do tricampeão de Roland Garros. Na visão de Guga, o carioca tem um caminho longo pela frente, mas o começo é muito bom.
Em entrevista concedida no Jockey Club, diante da quadra principal do Rio Open, que leva o seu nome, Guga abriu o jogo sobre a nova estrela do tênis. “É um menino que tem um tênis alegre. A capacidade que tem de gerar velocidade na bola é algo que chama a atenção no mundo todo, vai além da nossa pretensão como brasileiro. É bonito, emocionante, todo mundo sentiu essa vibração”, disse.
Guga entende que o momento que João está vivendo é maravilhoso, mas ele deve seguir assim para atingir grandes conquistas. “Ele tem muito caminho pela frente, é só o começo de uma longa jornada, mas é motivo para termos orgulho. É cuidar com atenção. A gente ainda vai ter muitas alegrias com o Joãozinho”, afirmou o tricampeão.
Como uma referência de toda uma geração, Guga falou sobre outros talentos do tênis brasileiro, que mostraram muita qualidade e trouxeram resultados no Rio Open. “E tem o Thiago Wild, que ajuda a não ficar tudo dependente de um jogador só, de carregar a montanha nas costas. O Thiago Monteiro se consolidou aqui. Levantamos o troféu pela primeira vez (nas duplas, com Rafa Matos)”, contou.
Sobre o Rio Open, Guga comparou o torneio com um Grand Slam. “É nosso torneio, temos que ter um carinho ainda mais especial. É como se fosse o nosso Grand Slam, a semana mais preciosa do mundo. Se eu tivesse que escolher um torneio para jogar seria esse. Eu amo Roland Garros, mas aqui eu nunca joguei (risos)”, afirmou Gustavo Kuerten.
* Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.