cerimônia

Jogos Parapan-Americanos 2023 começam em Santiago

O Brasil foi a quinta nação a entrar no Estádio Nacional, com a delegação comandada pela dupla Mariana D’Andrea e Claudiney Batista

jogos-parapan-americanos
(Crédito: Ministério do Esporte)

Um olhar para a modernidade, com uma metrópole construída por pessoas, muita dança e esportes urbanos, e a excelência esportiva que só a diversidade permite alcançar. Essa foi a mensagem transmitida ao mundo durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023. Diante de um público de cerca de 30 mil pessoas nas arquibancadas do Estádio Nacional, os chilenos deram as boas-vindas aos 2.262 atletas das Américas, de 31 países, que irão buscar medalhas no megaevento continental.

Publicidade

O Brasil foi a quinta nação a entrar no Estádio Nacional. A dupla de porta-bandeiras formada por Mariana D’Andrea, atleta de 25 anos do halterofilismo, e Claudiney Batista, atleta de 45 anos do atletismo, liderou a festa verde e amarela. Carregando a bandeira nacional, os atletas comandaram a entrada da maior delegação da história do país no desfile dos Jogos Parapan-Americanos. São 339 atletas, dos quais 292 bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

Claudiney Batista teve a perna esquerda amputada depois de um acidente de moto em 2005. No mesmo ano, conheceu o atletismo paralímpico e se identificou com as provas de lançamento e arremesso. Ele conquistou o bicampeonato de lançamento de dardo na classe F56 (para pessoas que competem em cadeira) durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Também tem dois ouros e duas pratas em Mundiais, além de dois ouros e uma prata em Parapans.

Confira a matéria completa no site do Ministério do Esporte.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.