O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, se contrariou nesta sexta-feira (25) ao afirmar que não vai pedir demissão por ter beijado a boca da jogadora Jenni Hermoso, da seleção da Espanha, durante a comemoração da vitória na Copa do Mundo feminina. No dia anterior, ele disse que havia decidido se demitir.
Em seu pronunciamento durante a assembleia extraordinária do Conselho Superior de Esportes convocada especificamente para debater o caso, ele disse: “Não vou deixar meu cargo. Foi um beijo espontâneo, mútuo e muito consentido. O desejo que eu tinha de dar esse beijo era o mesmo que eu teria de dá-lo na minha filha“.
Acrescentou, ainda, que pediu o consentimento da atleta antes de fazê-lo. perguntando “um selinho?“, ao que ela teria respondido “ok“, segundo Rubiales – Hermoso não confirmou o diálogo até o momento.
Ele afirmou também que era vítima de um “assassinato social” por conta de um “falso feminismo“, e que “lutará nas vias judiciais” para limpar seu nome.
A declaração do presidente não agradou o governo da Espanha, que deve iniciar ainda hoje (25) os trâmites para suspendê-lo, uma vez que a Federação Espanhola de Futebol é subordinada ao Ministério dos Esportes. O vice-presidente da organização, Rafael del Amo, já havia pedido demissão em protesto à atitude de Rubiales. “O que ele fez foi inaceitável“, afirmou em entrevista à RTVE, a TV pública espanhola.