Nesta segunda-feira (29), equipe do Ministério do Esporte esteve em São Paulo para tratar de projetos esportivos e visitar o centro de treinamento olímpico. Estiveram presentes a Secretária Nacional de Alto Desempenho, Iziane Marques, o coordenador-geral de Categorias de Base e Alto Desempenho, Diogo Silva, e a diretora de Projetos Paradesportivos de Educação, Lazer e Inclusão Social, Nayara Leão.
Na primeira agenda, a equipe se reuniu com o secretário municipal de Esporte, Felipe Becari, para falar sobre o relacionamento entre o Ministério do Esporte e a secretaria de São Paulo. A cidade é o que mais possui programas vinculados à Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho.
Durante o encontro também foi discutido o projeto de atletismo realizado no centro olímpico, para jovens de 6 a 21 anos, financiado pelo programa Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento (Nebar), da Secretaria de Alto Desempenho.
O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é um dos maiores complexos esportivos do Brasil, atendendo mais de 1,4 mil atletas de 13 modalidades diferentes, entre elas ginástica olímpica, judô, basquete, natação, entre outros. Em 2024 será adicionado o taekwondo. Outra questão abordada foi a possibilidade de utilização do espaço para grandes eventos esportivos, em especial os jogos do Brics, que serão em 2025.
Diogo Silva destacou os pontos essenciais do encontro. “Essa agenda foi muito importante porque o centro olímpico de treinamento de categorias de base do Brasil, são poucos polos no país que concentram tantos jovens. Toda a estrutura vem com a parceria do município de São Paulo, por isso a reunião com o secretário foi fundamental. Para apresentar o ministério do Esporte, a Snead, os nossos programas e para que essa parceria continue se mantendo. Poder ver para onde está sendo direcionado o recurso do Mesp, com esse conjunto de políticas e benefícios, concretizaram a nossa visita à São Paulo.”
A diretora de Projetos Paradesportivos de Educação, Lazer e Inclusão Social, Nayara Leão, acompanhou e fez uma agenda conjunta para falar sobre capacitismo e a importância da inclusão e da equidade no esporte, para o centro olímpico receber atletas do paradesporto.