Nesta quarta-feira (24/1), o campeão de MMA Rodrigo Minotauro e o ex-atleta olímpico de judô Branco Zanol foram recebidos pelo ministro do Esporte, André Fufuca, e pelo secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Perna Cordeiro, para conversar sobre organizar o MMA amador no Brasil e a luta como ferramenta educacional.
O objetivo da visita foi buscar apoio para a legalização do instituto do MMA amador no Brasil e, via Lei de Incentivo, apoio para o Instituto Irmãos Nogueira e o Projeto Olímpico Branco Zanol. O secretário Paulo Henrique falou sobre a importância do encontro. “É a busca da renovação pela construção de uma forte e que pode trazer resultados concretos para instituições, municípios e estados que nos procuram, e levar efetivamente o esporte na ponta, ou seja, para a população que mais precisa.”
Branco Zanol fez parte da seleção brasileira de judô e já participou de duas Olimpíadas. O Projeto Olímpico que leva seu nome começou depois da Olimpíada de Atlanta 1996. Ele funciona hoje em oito cidades e conta com cinco mil crianças. “Fiquei muito feliz que o ministro tenha ideia do que precisa ser feito no esporte no Brasil, principalmente usar o esporte como ferramenta educacional. Saímos daqui com bastante esperança, tomara que a gente consiga prosseguir. Temos alguns projetos incentivados pela Lei de Incentivo, e o ministro nos acolheu muito bem junto com o secretário Paulo, e acredito que agora a coisa vai andar com mais velocidade.”
Confira a matéria completa no site do Ministério do Esporte.