Nesta quinta-feira (29), Pelé morre aos 82 anos de idade! Internado desde o final do mês de novembro, o maior jogador de todos os tempos faleceu no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo. Desde setembro de 2021, o Rei do Futebol vinha tratando um câncer no cólon. (A informação foi confirmada pela família do ex-jogador.) (A informação foi divulgada simultaneamente pela Fifa, pelo CBF e pelo Santos.)
Por conta do problema de saúde, Pelé marcava presença uma vez por mês no hospital. A última ida ao local, no entanto, foi mais delicada. Sem responder ao quadro de quimioterapia, o Rei do Futebol passou a ter apenas cuidados paliativos, com o objetivo de evitar dores. Além disso, precisou tratar de uma infecção respiratória. Com a situação ruim, o ídolo brasileiro nos deixou.
Edson Arantes do Nascimento marcou seu nome no esporte e foi fundamental para que o futebol ganhasse a notoriedade que tem hoje. O Rei não se vai, ele deixa um legado e uma linda história.
Carreira e vida pessoal
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é considerado o maior jogador da história do futebol por toda sua trajetória, dribles, gols e por seu legado deixado para o esporte. O mineiro de Três Corações surgiu no futebol com 15 anos, no Santos. A carreira de Pelé estourou de maneira muito rápida e, aos 16 anos de idade, já foi convocado para a Seleção Brasileira, conquistando seu primeiro título com a amarelinha, aos 17.
Nascido no dia 23 de outubro de 1940, o “Rei” foi muito importante para a história do Peixe. Levando o clube ao conhecimento do mundo todo, Pelé viveu seus momentos de maior glória nos anos de 1962 e 1963. Com uma equipe fortíssima, o time da Vila venceu os principais torneios do Brasil e do mundo.
Foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. Antes, havia estreado em 1956, contra o Corinthians, de Santo André. Dois anos depois, foi chamado para a disputa da Copa do Mundo de 1958 e já venceu seu primeiro título com o Brasil. Com o Peixe, Pelé conquistou o Campeonato Paulista em 10 oportunidades e foi hexa campeão brasileiro.
Na Seleção Brasileira, a trajetória não foi menos gloriosa. Tricampeão do mundo, Pelé disputou quatro Copas do Mundo e venceu três. Em 1958, aos 17 anos, jogou sua primeira partida em mundiais contra a URSS. Esta foi a primeira aparição do atacante para o mundo. Na Copa de 1962, se machucou no segundo jogo e não pôde jogar o restante da competição.
No ano seguinte, fez seu jogo de despedida no Maracanã para mais de 138 mil pessoas. Em 1974, disputou sua última partida com o Santos. O adversário foi a Ponte Preta. Dois anos mais tarde, Pelé foi contratado pelo New York Cosmos. Conquistou o título americano em 1977 e encerrou oficialmente sua carreira em uma partida entre os dois clubes em que atuou durante sua vida.
Fora dos campos, Pelé participou de vários filmes e novelas. Gravou duas músicas com Elis Regina e fez diversas participações em propagandas. Foi investigado pela Ditadura Militar, em 1970, por uma possível “simpatia” com a esquerda política. Por suas opiniões conservadoras, foi muito criticado durante sua vida.
Além disso, o craque enfrentou muitos questionamentos por não defender as causas que lhe pertenciam. Já no ano de 2021, o Rei passou por uma cirurgia após descobrir um câncer no cólon. Depois de longos meses na batalha contra a doença, o ídolo brasileiro nos deixou aos 81 anos de idade. Pelé deixa sua esposa, Márcia Aoki, com quem era casado desde 2016, e seis filhos: Edinho, Kelly, Flávia, Joshua, Celeste e Jennifer.