MUDANÇAS?

NBA: Houston Rockets muda postura e deve se movimentar para buscar astros

Franquia do Texas aumenta tempo de urgência até a trade deadline com o propósito de adquirir astros para a equipe

NBA: Houston Rockets muda postura e deve se movimentar para buscar astros
O treinador Ime Udoka – Crédito: Getty Images

Nesta última quarta-feira (31), rumores dos bastidores da NBA afirmam que o Houston Rockets quer ir atrás de alguns astros para completar o elenco para o restante da temporada. Os jornalistas Shams Charania e Kelly Iko, do The Athletic, informaram que a franquia do Texas está explorando cenários de troca, o que pegou alguns de surpresa. O time está na 11ª colocação da Conferência Oeste, com 22 vitórias em 46 jogos em 2023/24.

Publicidade

A notícia ainda revelou alguns motivos para a nova abordagem dos Rockets no mercado. O principal seria a vontade do treinador Ime Udoka em competir e chegar aos playoffs. Além disso, os texanos se veem em boa posição para fazer uma grande troca em breve. “Eles provaram para si que são capazes de competir em alto nível. Venceram o Denver Nuggets, atual campeão da NBA, por três vezes. Também triunfaram sobre o Milwaukee Bucks. Porém, derrotas para equipes como San Antonio Spurs, Portland Trail Blazers e Chicago Bulls mostraram que ainda existem lacunas nesse elenco. O treinador Udoka está frustrado com essa inconsistência”, disse a jornalista.

“A vontade de competir mais rapidamente, acelerando o processo de reconstrução, é uma tônica do trabalho dele desde que foi contratado. Portanto, Houston quer ser um comprador e não vendedor nessa trade deadline. E, aliás, eles se veem em uma grande posição. Afinal, possuem capital de escolhas de Draft e também vários jovens promissores. Vários deles podem estar na mesa em caso de uma troca por um jogador de alto calibre”, completou. Os Rockets deram um passo à frente em 2023/24 rumo à reconstrução, com as chegadas de Fred VanVleet e Dillon Brook.

Por mais que a equipe pudesse conseguir a classificação para a pós-temporada, o melhor desempenho do time contra os mais fortes foi alcançado. Diferente dos tempos de Stephen Silas, quando os texanos tinham dificuldades para vencer. Porém, Udoka não está satisfeito e fez com que isso ganhasse força entre os dirigentes e proprietários dos Rockets. “Enquanto todos estavam satisfeitos com um progresso mais natural ao longo desse primeiro ano, Udoka enxerga o atual cenário como medíocre. Seu apetite por vitórias é grande. Isso foi reconhecido e desenvolvido em seu tempo como assistente de Gregg Popovich, além de também em suas passagens por Boston (técnico principal), Brooklyn e Philadelphia (assistente)”, disse o jornalista.

Publicidade

“Após passar perto do título com o Celtics, suas prioridades não mudaram, mesmo que a janela de Houston seja um pouco diferente. Isso também está presente na família Fertitta, que comanda a franquia. A equipe de 2017/18 que ficou a um jogo das finais da NBA em seu primeiro ano é marcante para os proprietários. A demissão de Silas após 2022/23, aliás, foi um reflexo do quão irritados eles estavam com o rumo da franquia. Eles exigiram mudanças. Udoka então, casa com essa mentalidade”, completou.

Publicidade

Por fim, Kelly Iko ressaltou como isso também chegou ao GM dos Rockets, Rafael Stone. Treinado para o cargo enquanto trabalhou com o sempre agressivo, Daryl Morey, que atualmente está no Philadelphia 76ers, o dirigente do time de Houston também gosta de desenvolver de forma mais rápida, trazendo força para os rumores.

* Matéria publicada originalmente pelo SportBuzz.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.