Está tudo preparado para o início da temporada 2024/25 do NBB CAIXA, que marcará a 17ª edição do principal campeonato de basquete do Brasil. O Conselho dos Clubes da Liga Nacional de Basquete (LNB) confirmou a participação de 18 equipes na competição, que começará em 12 de outubro. A tabela completa e o regulamento do campeonato serão divulgados ainda em agosto.
Entre as novidades deste ano, está a saída do Cerrado Basquete, que pediu licença, e a desistência de última hora de EC Vitória (BA) e Fluminense (RJ). Essas decisões mostram o alto nível de comprometimento requerido para participar do torneio, sempre buscando uma competição justa e responsável.
Uma temporada cheia de expectativas
Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB, comemorou a alta adesão das equipes. “Estamos vendo um mercado ativo, com muitas movimentações. Esperamos um campeonato ainda mais equilibrado e competitivo,” comentou Montoro. A fase de classificação será disputada em dois turnos, e os 16 melhores times avançarão para os playoffs.
A grande novidade desta temporada é o retorno da série de oitavas de final em melhor de cinco jogos, formato já utilizado nas quartas de final, semifinais e finais. Além disso, foi anunciado que os playoffs voltarão ao formato 1-2-1-1, onde a equipe com a melhor campanha joga o primeiro jogo fora de casa, os dois jogos seguintes como mandante, e, se necessário, disputa o quarto jogo fora e o quinto em casa.
A Copa Super 8, que será realizada em janeiro de 2025, também promete fortes emoções. Este torneio contará com os oito melhores times da primeira metade do NBB CAIXA e dará ao vencedor uma vaga em uma importante competição internacional de clubes.
Participantes confirmados do NBB CAIXA 2024/2025
Os fãs do basquete podem se preparar para grandes jogos e muita competitividade com a participação confirmada das seguintes equipes:
- Bauru Basket (SP)
- Botafogo (RJ)
- BRB/Brasília (DF)
- Caxias do Sul Basquete (RS)
- Corinthians (SP)
- Farma Conde São José Basketball (SP)
- Flamengo (RJ)
- Fortaleza BC/CFO (CE)
- Sesi Franca (SP)
- Minas Tênis Clube (MG)
- Mogi Basquete (SP)
- Pato Basquete (PR)
- Paulistano (SP)
- Pinheiros (SP)
- São Paulo FC (SP)
- União Corinthians (RS)
- Unifacisa (PB)
- R10 Score Vasco da Gama (RJ)
O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete e conta com o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal e das Loterias CAIXA. A competição também recebe suporte do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios de marcas como Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP, além de parcerias com a IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Carlos Renato Donzelli, vice-presidente da LNB, ressaltou o bom momento do basquete brasileiro. “Estamos vivendo um período muito especial, com o Brasil de volta às Olimpíadas e o crescimento da nossa Liga de Desenvolvimento. O NBB CAIXA tem se consolidado cada vez mais, e temos muito a agradecer a todos os envolvidos por essa jornada promissora,” afirmou Donzelli.
*Matéria originalmente publicada por Sportbuzz