CONTRA O CAPACITISMO

Nick Newell: “Há muito mais em mim do que apenas o fato de eu ter uma mão faltando”

O lutador, que possui amputação congênita, inspirou a obra “Uma chance para lutar”. Das 20 disputas que já participou, levou a melhor em 16 delas

nick-newell
(Crédito: Getty Images)

O lutador Nick Newell, que possui amputação congênita, inspirou a obra “Uma chance para lutar”. Contra o capacitismo, o atleta foi atrás de seus objetivos e conseguiu conquistar vitórias sendo dominante contra diversos adversários no ringue.

Publicidade

O braço esquerdo do atleta se desenvolveu apenas até a altura do cotovelo, o que o deixou sem uma das mãos. Das 20 disputas que já participou, Newell levou a melhor em 16 delas. Ele tem 1,77 de altura e cerca de 70 quilos, o que o colocou para competir na categoria peso leve.

As finalizações são sua especialidade e tem mata-leão, chave de braço e guilhotina como movimentos preferidos. Influenciado pela luta livre, Newell precisou adotar um estilo de combate adaptado para a ausência de seu punho esquerdo.

“Sinceramente, todo mundo está enfrentando obstáculos, todo mundo tem suas adversidades que enfrenta na vida, e você pode ver as minhas. Então eu sinto que isso me torna identificável com as pessoas, sejam elas com as duas mãos, com uma mão, sem mãos, seja o que for. Estamos todos enfrentando alguma coisa”, disse o lutador em entrevista à “Cage Press”, em 2021. “Há muito mais em mim do que apenas o fato de eu ter uma mão faltando”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.