COMO?

Palmeiras: Como Lázaro se encaixa no esquema de Abel Ferreira? Entenda!

Ponta clássico com somente 22 anos, Lázaro pode atuar nos dois lados do campo e chega ao Palmeiras para ser titular do elenco

lazaro-palmeiras
Lázaro com a camisa do Palmeiras – Créditos: Divulgação / Palmeiras

Nesta última quarta-feira, 7, o Palmeiras anunciou a chegada do atacante Lázaro, emprestado pelo Almería, da Espanha. O alviverde vai pagar cerca de 1 milhão de euros por uma temporada, com uma cláusula para renovação de mais seis meses, até o meio de 2025. Desta forma, o clube pode contar com o jogador para a disputa do novo Mundial de Clubes, entre os dias 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

Publicidade

Ponta clássico, de velocidade de drible, o atacante de 22 anos jogou boa parte do Campeonato Brasileiro de 2022 pelo Flamengo, ganhando destaque por suas jogadas rápidas, quando tinha campo para conduzir a bola pelas laterais, além de entradas na área. Mas, como Lázaro chega para entrar no time titular do Palmeiras?

Tecnicamente ambidestro, prefere jogar com a perna direita, podendo atuar pelos dois lados do esquema 4-2-3-1 muito utilizado pelo treinador Abel Ferreira. O interesse em Lázaro veio exatamente na ideia de ter um ponta mais ofensivo que os laterais Mayke e Caio Paulista. No time titular atualmente, o jovem atleta pode exercer algumas funções.

Primeiro, pode atuar pela ponta direita, com Rony como ponta e Raphael Veiga no meio-campo. Ou, pode jogar pela esquerda, com o camisa 10 jogando como centroavante e Mayke, Luís Guilherme ou Caio Paulista, como pontas pela direita. O comandante português imagina Lázaro capaz de abrir o campo quando o Palmeiras começa o ataque lá de trás.

Publicidade

Existem duas possibilidades para esse ataque: pela esquerda, que tem mais facilidade de cortar para dentro com a perna boa virada para o campo. Ou, pela direita, onde ocuparia o corredor deixado por Marcos Rocha, que recua para fazer a saída de três, fazendo jogadas de fundo com Veiga. Outro ponto que Abel quer com Lázaro no time é aumentar o poder de finalização. O camisa 23 joga sempre como um ponta-de-lança, entrando de surpresa. Quem abriria espaço para ele? No Flamengo e no Almería, o jovem foi bem quando entrava na área vindo do lado para dentro. Foram alguns gols nessa situação, podendo acrescentar na qualidade da função que hoje pertence ao Mayke.

Publicidade

* Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.