time SP

Paralimpíada: 3 em cada 10 atletas brasileiros foram formados por São Paulo

Mais de 30% dos 254 atletas com deficiência convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 são do Time SP

paralimpíada
Atleta treinando no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado na zonal sul da cidade de São Paulo – Créditos: Reprodução/Governo de SP

Três em cada dez atletas brasileiros convocados para a Paralimpíada de Paris 2024 foram formados em São Paulo. O Time SP, programa do Governo de São Paulo que forma paratletas, tem 91 representantes entre os 255 atletas convocados para os Jogos Paralímpicos. Atletismo e natação são as modalidades com maior número de atletas.

Publicidade

As Paralimpíadas de Paris 2024 ocorrem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Nesse período, o Brasil luta para permanecer em destaque no mundo do paradesporto. Atualmente, o país ocupa a sétima posição no ranking de medalhas paralímpicas.

Na edição deste ano, o Brasil terá 280 atletas, sendo 255 esportistas, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Essa será a maior delegação que o Brasil já enviou a Jogos Paralímpicos na história.

Destes, 91 representam o Time SP. O Governo de São Paulo criou o programa por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em 2024, já foram investidos R$ 7,2 milhões na iniciativa. Com isso, os atletas representam o estado e o Brasil em competições nacionais e internacionais ao longo do ano.

Para Paris 2024, o Time SP terá 32 atletas no atletismo, 3 na bocha, 2 na canoagem, 3 no ciclismo, 6 no goalball, 1 no halterofilismo, 5 no judô, 15 na natação, 1 no remo, 2 no taekwondo, 8 no tênis de mesa, 2 no triatlo e 11 no vôlei sentado.

Publicidade

Convocada para as Paralimpíadas de Paris 2024, a ciclista do Time SP, Sabrina Custódia, diz que o incentivo do Governo de SP é fundamental, principalmente em seus treinamentos. “Estar no Time SP me fez participar de mais competições internacionais e ter mais experiência. Fora a suplementação [alimentar]. Hoje, eu estou conseguindo me suplementar melhor. Os suplementos são muito caros e o Time SP me ajudou muito, com peças de bicicleta também.”

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.