O Brasil mais uma vez estará bem representado nas grandes competições esportivas internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Uma parceria entre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a Agência Internacional de Testes (ITA) possibilitou a certificação e qualificação de 17 oficiais brasileiros de controle de dopagem, que agora estão aptos a participar de grandes eventos esportivos.
O curso on-line aplicado em 2021, com testes frequentes, permitiu uma certificação adicional aos oficiais já formados pela ABCD, que terão de cumprir uma série de requisitos em controle de dopagem, tais como experiência em testar atletas de nível internacional, tempo mínimo de carreira, determinado número de missões realizadas recentemente e fluência em inglês.
Após a aplicação das provas, concluída no mês de outubro, foram aprovados e recertificados 17 oficiais de controle de dopagem, com certificação válida até outubro de 2025. Os oficiais já receberam suas carteiras digitais com a nova validade, via e-mail enviado pela ITA. Até o fim de 2023 a agência divulgará quais desses oficiais foram selecionados para participar dos Jogos de Paris 2024.
Leia a matéria completa no site do Ministério do Esporte.