QUEM VAI E QUEM FICA?

Por que o Palmeiras renovou com seus principais jogadores antecipadamente?

Veja o motivo por trás dos acertos de novos vínculos do Alviverde que trazem valorização salarial de atletas que sequer estavam perto de vencer

Por que o Palmeiras renovou com seus pilares do elenco com antecedência?
Crédito: Cesar Grecco/ Palmeiras/Flickr

Nos últimos dias, o Palmeiras vem anunciando a renovação de jogadores considerados extremamente importantes do elenco, mas que tinham contratos ainda distantes de vencer. A decisão do clube faz parte de uma estratégia de mercado que o Alviverde vem tomando com a intenção de valorizar a espinha dorsal campeã dos últimos anos.

Publicidade

O zagueiro Murilo e o volante Zé Rafael possuem contratos até o final de 2026 e 2025, respectivamente, e já acertaram novos vínculos com um ano a mais, contando com uma melhoria salarial. O Palmeiras entende que desta forma ganha mais segurança diante de jogadores que podem sofrer assédio do mercado internacional.

Para efeito de comparação, nos últimos dois anos, Mayke, Gustavo Gómez, Luan, Raphael Veiga, Rony e Gabriel Menino também renovaram seus vínculos da mesma forma. O goleiro Weverton será o próximo a ser anunciado pelo clube, tendo um contrato válido até 2025 e com uma renovação que vai até o fim de 2026. Dentro do Palmeiras, a avaliação é de que antes de buscar muitas contratações no mercado, o mais importante é valorizar a base do elenco que já conquistou nove títulos sob o comando do treinador português Abel Ferreira.

Quando os atletas entregam um alto rendimento e respondem à expectativa criada com as taças recentes, o Verdão interpreta que merece uma valorização. Por isso, escolhe fazer contratos melhores e mais longos com quem já está no clube, ao invés de ter um mercado com mais chegadas. A decisão da diretoria, inclusive, é segurar os principais nomes novamente, por toda a temporada de 2024, mesmo que alguns jogadores como Gómez, Piquerez, Zé Rafael e Veiga sejam constantemente procurados por times de fora.

Publicidade

Uma vez que esses contratos mais longos trazem mais segurança para o Palmeiras, cenários como o de Gustavo Scarpa em 2022 não se repetem. O meio-campista tinha vontade de atuar na Europa e só discutiu uma renovação com o clube em seu último ano de vínculo. Quando o Verdão entendeu que não chegaria a um acordo, preferiu manter o atleta até o final do contrato para que pudesse sair gratuitamente do que fazer uma venda na última janela do ano.

Publicidade

Visto a decisão tomada, o ganho foi esportivamente, principalmente pois Scarpa foi peça importante na vitória do Brasileirão de 2022. Jogadores que têm contrato que se encerram já em 2024 são Marcelo Lomba e Marcos Rocha. Porém, os dois, de idade avançada, acabaram de renovar por mais um ano. Mayke, Breno Lopes e Luan ficam livres no mercado no começo de 2025, mas, ao menos o lateral-direito, já tem conversas para renovação.

* Matéria publicada originalmente pelo SportBuzz.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.