curioso

Por que os jogos da NFL no Natal são tão especiais para os americanos?

Desde a temporada 2020/21, a liga sempre busca colocar jogos entre os dias 24 e 25, criando uma tradição de trazer entretenimento para os torcedores em todo os Estados Unidos

por-que-nfl
Jogo da NFL – Crédito: Andy Lyons/Getty Images

Pode não ser algo muito comum na vida dos telespectadores, mas de vez em quando os torcedores são agraciados com jogos no dia de Natal. O mais comum são as partidas de esportes norte-americanos acontecerem no Dia de Ação de Graças, feriado muito importante nos Estados Unidos. Porém, alguns embates são marcados para os dias 24 e 25 de dezembro.

Publicidade

Os jogos do Dia de Ação de Graças começaram a ser celebrados por volta de 1920 e desde 2006 são religiosamente três que acontecem na data. Em toda a história da NFL, houveram somente 22 jogos no Natal, sendo que o último aconteceu em 2020, entre New Orleans Saints e Minnesota Vikings.

Voltando um pouco na história, o primeiro jogo de Natal foi entre Dallas Cowboys e Minnesota Vikings. A partida, que coincidentemente fazia parte dos playoffs da NFL, foi vencida pelos texanos, que avançaram na ocasião para a disputa de título da NFC. No mesmo dia, o Miami Dolphins vencia o Kansas City Chiefs e avançava à final da AFC. Porém, os próximos duelos natalinos acabavam acontecendo durante a temporada regular, sendo muitos na semana 16.

E, mesmo que alguns acabaram sendo grandes decepções, alguns jogos são memoráveis para os torcedores, como o duelo entre Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens, em 2016, que se resumiu a um passe dramático para touchdown de quatro jardas de Ben Roethlisberger para Antonio Brown faltando nove segundos para garantir uma vitória por 31-27 e um título de divisão no processo.

Publicidade

Se os jogos de Natal começaram a criar tantas memórias interessantes nos espectadores, por que são tão raros de acontecer?

Publicidade

O maior problema vem com a programação rotativa do feriado, em comparação com o local definido para o Dia de Ação de Graças no calendário de cada ano. A cada ano, a liga pode planejar a quarta quinta-feira do mês de novembro com três partidas. Entretanto, o dia de Natal não segue as mesmas. Mesmo que o dia ocasionalmente caia em um domingo ou uma segunda-feira, geralmente não coincide com um dia que se alinha com a lista habitual de jogos da NFL.

A liga assumiu o controle do cenário televisivo aos domingos, segundas à noite e agora às quintas à noite, com alguns jogos aos sábados no final da temporada, assim que o futebol universitário começa a mudar para sua programação de bowl.

Porém, mesmo quando o Natal acaba caindo em um desses dias, a NFL tende a mudar a programação, optando por um dia inteiro de jogos na véspera, colocando um ou dois jogos no dia de Natal para preencher a lacuna. Então, se o feriado cai em uma terça ou quarta-feira, isso quase garante que a liga não tenha um jogo agendado para aquele ano. “Quase” por conta do que aconteceu nos anos de 2009 e 2020.

Publicidade

Com a véspera de Natal caindo em uma quinta-feira e o feriado caindo em uma sexta-feira de cada ano, a liga optou por mudar sua programação, mudando seu jogo habitual de quinta à noite para um confronto de sexta à tarde. Portanto, ao invés de uma edição clássica do Thursday Night Football em 2009, os fãs tiveram um confronto na sexta à noite entre o San Diego Chargers e o Tennessee Titans. Já em 2020, a liga escolheu um especial de sexta-feira à tarde apresentando os Saints e os Vikings.

Então, desde a temporada 2020/21, a NFL sempre busca colocar jogos entre os dias 24 e 25, criando uma tradição de trazer entretenimento para os torcedores em todo os Estados Unidos. Na atual temporada, 10 jogos aconteceram na véspera, enquanto outros três acontecem nesta segunda-feira, 25, dia de Natal.

Publicidade
Natal na NFL - Créditos: Getty Images
Natal na NFL – Créditos: Getty Images

Às 15h (horário de Brasília), o Kansas City Chiefs enfrenta o Las Vegas Raiders, no Arrowhead Stadium. Já às 18h30, o Philadelphia Eagles entra em campo contra o New York Giants, no Lincoln Financial Field. Por fim, às 22h15, o San Francisco 49ers duela contra o Baltimore Ravens, no Levi’s Stadium.

* Texto originalmente publicado no SportBuzz.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.