congresso da Uefa

Presidente da FIFA pede punições em casos de racismo: “Não fazemos…”

Gianni Infantino exigiu punições mais duras em casos de racismo no futebol; veja

Presidente da FIFA pede punições em casos de racismo: "Não fazemos…"
Presidente da FIFA pede ajuda com casos de racismo no futebol – Crédito: Getty Images

O 48º Congresso Ordinário da Uefa, em Paris, contou com a presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino, nesta quinta-feira (8). Na oportunidade, o mandatário italiano voltou a colocar o racismo no futebol em pauta, e pediu para que as punições sejam mais duras do que as atuais, admitindo que o que é feito atualmente, não é o suficiente.

Publicidade

Há muitos incidentes racistas nos últimos tempos. É preciso parar issso. O racismo é crime, é preciso erradicá-lo. O que fazemos não é suficiente. O que eu sugiro, todos juntos, nos três meses que vêm, antes do congresso da Fifa, em maio, é que nós trabalhemos para encontrar soluções“, comentou Infantino.

Publicidade

Uma das soluções encontradas pela entidade máxima do futebol seria a derrota automática em casos de racismo. O assunto foi defendido mais uma vez pelo presidente, que exigiria que os clubes assumissem a responsabilidade pelo ato: “Devemos assumir nossas responsabilidades. É preciso impor uma derrota automática aos clubes responsáveis.”

Além de Vinícius Júnior, que já teve diversos casos conhecidos na Espanha, o goleiro do Milan, Mike Maignan sofreu ofensas racistas em jogo do Campeonato Italiano.

Depois de denunciar ao árbitro da partida, o confronto ficou paralisado por cerca de cinco minutos, mas logo voltou. O jogo em questão acabou em 3 a 2 para o time Rossonero.

Publicidade

*Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.