Com toda a certeza, os amantes de tênis sempre lembrarão com carinho o dia 28 de março de 2004. Há exatos 20 anos atrás, acontecia o primeiro embate entre o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal, em uma partida válida pela terceira rodada do Masters 1000 (que ainda se chamava Masters Series) de Miami, nos Estados Unidos. Então com 17 anos de idade e 34º colocado do ranking, o jogador de Mallorca surpreendeu e bateu o natural de Basel com um duplo 6/3 em somente 1h10min de confronto.
Na época, Federer também era novo, com somente 22 anos, mas já era o número um do mundo, com dois títulos de Grand Slam na mala. Até aquele momento, o suíço carregava uma sequência de 23 vitórias em 23 partidas disputadas na temporada, tendo faturado os títulos do Australian Open, Dubai e Indian Wells. Já Nadal, tinha como melhor resultado até então o vice-campeonato em Auckland, e, mesmo batendo o grande nome do circuito e principal favorito ao título, não conseguiu avançar na rodada seguinte, caindo para o chileno Fernando González em três sets.
How time flies… 🕰️
It’s been EXACTLY 20 YEARS since the first Roger Federer vs Rafael Nadal match at the 2004 Miami Open!@rogerfederer @RafaelNadal #MiamiOpen pic.twitter.com/lekpqAGFFY
— Tennis TV (@TennisTV) March 28, 2024
Ao longo das futuras temporadas, Federer e Nadal se encontraram ao todo em 40 duelos, com 16 vitórias suíças e outras 24 espanholas. O último duelo entre as duas lendas do tênis aconteceu em julho de 2019, pela semifinal de Wimbledon, vencida por Roger, por 3 sets a 1.
*Matéria originalmente publicada em Sportbuzz