Ao perceber que a cidade não disponibilizava de um projeto social na modalidade do tênis, o professor Emerson investiu na sua ideia e correu atrás do seu sonho: preparar alunos que não teriam acesso fácil à modalidade de tênis de campo. Seu plano convergiu com a proposta da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), instrumento que serviu de base para colocar seus projetos em ação.
Autorizados pelo Ministério do Esporte via Lei de Incentivo, já em seu segundo ano, 2023, os dois projetos se destacam como ferramentas de promoção social, tendo como objetivo a democratização do acesso à prática e cultura do tênis e a promoção do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Para o coordenador-geral dos projetos, “os talentos estão na periferia e não nas classes abastadas“. Emerson Lucas também é membro da Federação Cearense de Tênis (FCT).
A primeira edição do projeto Educa Tênis, realizada em 2018, descobriu vários talentos, entre eles as alunas Antônia Bianca dos Santos, 14 anos, 9º ano, e Marina Roberta Gomes da Silva, 13 anos, 8º ano, ambas frequentam as aulas de tênis há dois anos. Elas foram selecionadas para um teste no Ideal Clube de Fortaleza, onde atualmente estão sendo treinadas. Além de Antônia Bianca e Marina Roberta, o projeto já beneficiou mais de 140 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.
Atualmente, o projeto Educa Tênis, em seu segundo ano, conta com dois núcleos nos municípios de Caucaia e Maranguape, cada um com 50 alunos. A maioria dos beneficiados são contemplados pelo Bolsa Família, programa de transferência de renda instituído no governo do presidente Lula, que tem como objetivo quebrar o ciclo da pobreza a curto e longo prazo. Tanto o Tênis Cidadão como o Educa Tênis realizam aulas de segunda à sexta-feira.
Ainda de acordo com Emerson, o apoio de amigos e professores foi fundamental para a implementação dos projetos Educa Tênis e Tênis Cidadão, que obtiveram, logo no ano seguinte, a aprovação do Ministério do Esporte. Conforme o regulamento da LIE seria preciso, no entanto, buscar patrocínio, já que a lei determina que pessoas físicas e jurídicas incentivem projetos esportivos por meio de doações ou patrocínios, usando para isso um percentual a ser descontado do valor devido ao Imposto de Renda, o que foi alcançado.