EM ASCENSÃO

Quem é Bia Haddad, a maior estrela do tênis feminino no Brasil?

Desde 1968, com Maria Esther Bueno, o Brasil não tinha uma mulher entre as quatro melhores em um torneio do Grand Slam

Quem é Bia Haddad, a mais nova estrela do tênis no Brasil?
A tenista Bia Haddad em partida hoje (7) pelas quartas de final em Roland Garros; a brasileira venceu e avançou para a semifinal (Crédito Foto: Clive Brunskill/Getty Images)

Beatriz Haddad Maia, ou simplesmente Bia Haddad, é a maior estrela em ascensão do tênis feminino no Brasil. Feitos para isto não lhe faltam: nesta quarta-feira (7), por exemplo, ela se classificou para as semifinais de Roland Garros.

Publicidade

Pela primeira vez desde 1968, considerado o ano do início da Era Aberta no tênis, o Brasil tem uma mulher entre as quatro melhores no tradicional torneio francês. Ela superou a tunisiana Ons Jabeur, nº 7 do mundo, por 3/6, 7/6(5) e 6/1 em um jogo tenso  e complicado.

O triunfo fez de Bia a primeira brasileira na semifinal de um torneio do Grand Slam desde o US Open, também no ano de 1968, quando Maria Esther Bueno foi superada a uma partida da final.

E quem é Bia Haddad? Natural da cidade de São Paulo, a tenista nasceu em 30/05/1996, tem 27 anos e 1,85m de altura. Jogadora canhota, Bia tem o backhand com ambas as mãos.

De ascendência libanesa, ela começou a jogar tênis muito cedo, logo aos cinco anos de idade, incentivada pela sua mãe e avó que também foram tenistas profissionais.

Publicidade

Em 2010, a jogadora passou a treinar com o instrutor Larri Passos. Em 7 de maio de 2012, aos 16 anos, atingiu a 598ª posição na classificação da Associação de Tênis Feminino (WTA) e em 23 de abril de 2012, ainda com 15 anos, chegou à 15ª posição no circuito juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF).

Ao atingir a maioridade, em 2014, ela voltou ao circuito profissional após sofrer uma contusão na coluna já no primeiro torneio em que participava após retornar da lesão no ombro.

Em fevereiro de 2019, jogando em Acapulco, venceu a nº 4 do mundo, Sloane Stephens, se tornando a primeira brasileira a vencer uma top 4 desde a profissionalização do tênis. Teve outra grande vitória na estréia em Wimbledon, ao derrotar a ex-campeã do torneio em 2017, e cabeça de chave 26, Garbiñe Muguruza, em sets diretos.[105]

Publicidade

No final de julho de 2019, ela foi suspensa provisoriamente pela ITF por testar positivo no controle de antidoping para dois anabolizantes sintéticos – o SARM S-22 e o SARM LGD-4033. Porém, em fevereiro de 2020, a ITF lançou o veredicto, compreendendo que o suplemento ingerido foi contaminado. Definiu a suspensão por dez meses, já considerando o tempo que estava afastada.

A tenista também voltou às top 100 do ranking da WTA após uma surpreendente campanha em Indian Wells em outubro de 2021.

A hoje melhor tenista brasileira ocupa a 13ª posição no ranking Women’s Tennis Association (WTF) e tem 66,3% de vitórias como profissional de um total de mais de 600 partidas. Já no ranking mundial de duplas, Bia está em 10º lugar, segundo números divulgados em 8 de maio deste ano.

Publicidade

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.