Neste domingo (3), a atleta Mayra Aguiar conquistou um feito inédito dentro do Judô. Ela venceu o Grand Slam de Tóquio, considerado o torneio mais difícil da modalidade. É a primeira vez que uma mulher brasileira leva o ouro na competição.
A trajetória de Mayra pelo Japão foi impecável. Na estreia ela venceu a russa Antonina Shmeleva. Depois, nas quartas, derrotou Mizuki Sugimura por Ippon e, na semi, passou por Mami Umeki. A grande final foi contra a israelense Lanir Imbar, atual campeã mundial.
“Esta conquista é muito especial para mim. Era uma competição que sempre quis ganhar. Tanto pela dureza que ela é e também porque, depois do Brasil, o Japão é meu lugar favorito. Muito Obrigada pela torcida. Seguimos em frene”, escreveu a atleta após o título.
Ver essa foto no Instagram
Relembre a trajetória de Mayra
Mayra, que tem 32 anos de idade, é dona de sete medalhas em Campeonatos Mundiais e outras três em Olimpíadas. A atleta passou boa parte do ano se recuperando de algumas pequenas lesões. Com isso, ela não disputou o Campeonato Mundial, que aconteceu em maio.
A brasileira voltou para as lutas em setembro e, na sequencia, conquistou o bronze em uma etapa do Grand Slam e o título do Campeonato Pan-Americanos. A única derrota da atleta em 2023 foi para a italiana Alice Bellandi, líder do ranking mundial. Vale ressaltar que, nos últimos 27 confrontos, Mayra foi derrotada apenas quatro vezes.
Outros brasileiros no Grand Slam
Neste domingo, Larissa Pimenta perdeu o bronze para Gefen Primo, de Israel, na categoria até 52kg. Willian Lima ficou em sétimo na categoria até 66kg. Caíram nas oitavas: Rafael Silva (+100kg), Leonardo Gonçalves (-100kg), Rafael Buzacarini (-100kg) e Ketleyn Quadros (-63kg).