MARCADO NA HISTÓRIA

Quem foi Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona que morreu aos 24 anos?

O corredor queniano e seu treinador, o ruandês Garvais Hakizaman, perderam a vida em um acidente fatal de carro na região de Kaptagat

Kelvin Kiptum surpreendeu o mundo do esporte em outubro do ano passado ao conquistar a vitória na tradicional Maratona de Chicago
Quem foi Kelvin Kiptum, recordista que morreu aos 24 anos? – Crédito: Getty Images

O mundo do atletismo está de luto após a trágica morte de Kelvin Kiptum, de apenas 24 anos, atual recordista mundial da maratona. O corredor queniano e seu treinador, o ruandês Garvais Hakizaman, perderam a vida em um acidente fatal de carro na região de Kaptagat, no Quênia, neste domingo.

Publicidade

Kelvin Kiptum surpreendeu o meio esportivo em outubro do ano passado ao conquistar a vitória na tradicional Maratona de Chicago, nos Estados Unidos. Ele registrou um tempo impressionante de 2 horas, 35 segundos e 35 centésimos, quebrando o recorde mundial anteriormente estabelecido por Eliud Kipchoge em mais de 30 segundos.

O acidente ocorreu em uma área conhecida como base de treinamento para corredores de longa distância, conforme relatado pelo jornal britânico Daily Mail. Kiptum, apesar de sua curta carreira, já havia deixado sua marca na história do atletismo. Sua estreia na maratona ocorreu em Valência, na Espanha, em 2022. Lá registrou um tempo de 2 horas, 53 segundos e 53 centésimos, o terceiro melhor tempo da história. Posteriormente, na Maratona de Londres de 2023, ele fez ainda melhor, concluindo a prova em 2 horas, 25 segundos e 25 centésimos, o segundo melhor tempo registrado.

A corrida em que Kiptum quebrou o recorde foi a terceira maratona de sua vida. O atleta estreou em 2022, quando concluiu a prova de Valência, na Espanha. Ele a finalizou em 2 horas, 01 minuto e 53 segundos, batendo, assim, o terceiro melhor tempo da história.

Nas redes sociais, o presidente da World Athletics, Seb Coe, prestou homenagem a Kelvin Kiptum, descrevendo-o como “um atleta incrível que deixou um legado incrível”. Outros atletas ao redor do mundo lamentaram a perda de um talento tão promissor. Também aproveitaram para expressar suas condolências à família e aos amigos de Kelvin Kiptum e Garvais Hakizaman.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.