CONFIRA OS nomes cotados

Quem será o novo técnico do Brasil?

Presidente da CBF disse durante a preparação para a Copa que só iniciaria a busca por um novo treinador em janeiro. Com a eliminação, o processo deve ser acelerado.

quem-sera-o-novo-tecnico-do-brasil
(Crédito: Getty Images)

O técnico Tite se despediu da seleção brasileira após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar, nesta sexta-feira (9). Agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vira a página para iniciar a preparação para o próximo Mundial, que acontecerá no México, Estados Unidos e Canadá em 2026.

Publicidade

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse durante a preparação para a Copa do Catar que só iniciaria a busca por um novo treinador em janeiro. Com a eliminação, o processo deve ser acelerado. Alguns de seus vices, como Francisco Noveletto, chegaram a conceder entrevistas recentes sobre o tema, mas nenhum deles têm autonomia no assunto.

Além do sucessor de Tite, Rodrigues terá que decidir quem será o diretor de seleções. Juninho Paulista ocupa o cargo e não tem a sua permanência garantida. As equipes de departamento médico, preparação física e análise de desempenho, que fizeram um bom trabalho na preparação para a Copa, terão a permanecia avaliada.

Em relação a nomes, a CBF não trabalha com nenhum específico neste momento, apesar de todas as especulações. O foco inicial é definir um perfil para o treinador para, em seguida, ir ao mercado. Uma das características que será buscada é de um técnico que trabalhe bem com jovens.

Em entrevista antes da Copa, Ednaldo Rodrigues deixou claro que o próximo comandante pode ser um estrangeiro. “A gente não tem nenhum preconceito de nacionalidade. Pode ser um treinador brasileiro, pode ser um treinador estrangeiro, desde que tenha competência e realmente um envolvimento com aquilo que o futebol brasileiro necessita”, declarou o presidente da CBF.

Publicidade

Entre os mais cotados pela mídia esportiva estão brasileiros e estrangeiros que fizeram boas campanhas nas últimas temporadas. Confira os nomes:

  • Dorival Júnior: sem clube
  • Fernando Diniz: Fluminense
  • Abel Ferreira: Palmeiras
  • Mano Menezes: Internacional
  • Jorge Jesus: Fenerbahçe, da Turquia;
  • Pep Guardiola: Manchester City.

Pep Guardiola, que renovou seu contrato com o Manchester City durante a Copa do Mundo do Qatar, de fato,foi sondado no passado, mas os valores que seriam exigidos pelo treinador para assumir a seleção assustaram a CBF. A possibilidade não foi além desse contato inicial.

Tite sempre evitou falar sobre quem gostaria que fosse seu substituto, mas indicou que preferiria que fosse um brasileiro. Dorival Júnior e Fernando Diniz foram alguns dos especulados recentemente. Não há favoritismo nesse momento para nenhum deles especificamente.

Publicidade

Outro nome que não deve dificultar as conversar se for convidado é o português Jorge Jesus. Ele já sinalizou mais de uma vez que poderia retornar para o futebol brasileiro caso recebesse uma boa proposta.

Abel Ferreira ganhou tudo desde que chegou no Brasil. O treinador português renovou recentemente com o Palmeiras, mas a possibilidade de alçar voos maiores pode ajudar na negociação.

Mano Menezes, que já foi treinador da seleção brasileira, é cotado pela declaração do comentarista da TV Globo Caio Ribeiro. O ex-jogador disse que o atual técnico do Internacional será o novo treinador do Brasil em uma dobradinha com Andrés Sanchez, que assumiria um cargo de chefia da seleção masculina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.