DIA DE DECISÃO!

Recopa: Fluminense busca revanche contra LDU para acabar com “freguesia”

Após dois vices consecutivos, o Fluminense reencontra a LDU em uma decisão depois de quase 15 anos e busca devolver derrota na Recopa Sul-Americana; entenda

Recopa: Fluminense busca revanche contra LDU para acabar com “freguesia”
Recopa: Fluminense busca revanche contra LDU para acabar com freguesia – Crédito: Getty Images

Nesta quinta-feira (22), o Fluminense visita a LDU, em Quito, em partida válida pela Recopa Sul-Americana. Na disputa que reúne o campeão da Libertadores com o vencedor da Sul-Americana de 2023.

Publicidade

O Tricolor terá a oportunidade de se vingar do clube equatoriano – um algoz antigo e que adiou o sonho da conquista da América.

A história entre os dois clubes começou em 2008, quando se encontraram na final da Libertadores. Na época, a decisão disputada em dois jogos e o primeiro foi em Quito.

Em solo equatoriano, a LDU abriu uma ótima vantagem que só não foi maior porque Thiago Neves e Conca descontaram. O Fluminense foi derrotado por 4 a 2.

Publicidade

Na volta, o Maracanã recebeu mais de 80 mil torcedores, entre brasileiros e equatorianos, para uma decisão memorável. O clima era muito favorável para o Flu, até a LDU largar na frente de novo, com Bolaños.

Porém, Neves estava predestinado como herói daquela decisão e marcou três gols, igualando o placar agregado e levando a final para os pênaltis.

Nas cobranças, Conca e Thiago Neves, os autores dos gols do Tricolor nos dois jogos da decisão, desperdiçaram suas oportunidades. Campos também errou pelo lado equatoriano, dando esperança aos cariocas.

Publicidade

A espera pelo título continental continuou, pois Washington cobrou a penalidade e Cevallos defendeu. A LDU foi campeã da Libertadores de 2008.

Copa Sul-Americana

Em 2009, um ano após o trauma da Libertadores, quis o destino que Fluminense e LDU voltassem a se encontrar em uma decisão, agora na Copa Sul-Americana.

Assim como aconteceu no ano anterior, os equatorianos começaram jogando em casa e aproveitaram muito bem. O Tricolor deixou o Equador com uma derrota de 5 a 1 no primeiro jogo.

Publicidade

Mesmo com a goleada sofrida, a torcida tricolor compareceu em peso no Maracanã, mais uma vez, em busca de realizar o sonho do título continental.

Em partida eletrizante, com três expulsos no total, Diguinho, Fred e Gum marcaram para o Fluminense, que venceu por 3 a 0, mas não ficou com a taça. A LDU foi campeã da Sul-Americana de 2009.

Agora, em 2024, o Fluminense terá a oportunidade de uma revanche contra a LDU, um clube que traumatizou uma geração de tricolores.

Publicidade

O sonho da Libertadores foi realizado e a história sorriu para os cariocas, mas os torcedores esperam um acerto de contas nesta quinta-feira, 22, às 21h30 (horário de Brasília), no primeiro jogo da Recopa, novamente em Quito.

*Reportagem publicada originalmente em SportBuzz.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.