Nesta sexta-feira, 1, Dorival Júnior anunciou sua primeira convocação como treinador da Seleção Brasileira. De olho nos compromissos da Data Fifa, contra Inglaterra e Espanha, o comandante terá a oportunidade de fazer testes antes da Copa América. O SportBuzz preparou um especial com as primeiras listas de convocados dos últimos técnicos da Amarelinha. Confira!
Fernando Diniz
Fernando Diniz é o nome mais recente e teve sua primeira lista divulgada em agosto do ano passado. O técnico do Fluminense convocou 22 jogadores para enfrentar Bolívia e Peru, as duas primeiras partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Contando com os cortes de Vinicius Júnior, por lesão, e Antony, acusado de agressão à ex-namorada, a convocação ficou da seguinte forma:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha).
- Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Raphinha (Barcelona) Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Gabriel Jesus (Arsenal)
- Andreas Pereira recusa Bélgica e mira Seleção Brasileira: “Meu sonho é…”
Ramon Menezes
Antes mesmo da chegada de Diniz, em junho de 2023, a Seleção Brasileira teve Ramon Menezes como treinador interino, o primeiro no comando após a saída de Tite. Com a presença de muitos jovens e novidades, o técnico convocou os seguintes jogadores:
- Goleiros: Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais: Arthur (América-MG), Alex Telles (Sevilla), Emerson (Tottenham) e Renan Lodi (Nottingham Forest)
- Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Robert Renan (Zenit)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (Wes Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras)
- Atacantes: Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vinicius Jr. (Real Madrid) e Vitor Roque (Athletico-PR)
- Dorival revela inspiração em Guardiola para trabalho na Seleção
Tite
Em agosto de 2016, Tite fez sua primeira convocação pela Seleção. Ainda com o objetivo de classificar o Brasil para a Copa do Mundo da Rússia, disputada em 2018, o treinador contou com jogadores que se destacavam na Europa, no Brasil e até mesmo na China. Confira:
- Goleiros: Alisson (Roma), Marcelo Grohe (Grêmio) e Weverton (Atlético-PR)
- Laterais: Daniel Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid)
- Zagueiros: Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão), Gil (Shandong) e Rodrigo Caio (São Paulo)
- Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Giuliano (Zenit), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Rafael Carioca (Atlético-MG), Philippe Coutinho Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea) e Lucas Lima (Santos)
- Atacantes: Gabigol (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Taison (Shakhtar) e Neymar (Barcelona)
- Ramon Menezes elogia evolução no Pré-Olímpico: “Eu sempre disse…”
Dunga
Por fim, o capitão do tetracampeonato mundial, em 1994, assumiu a Seleção Brasileira como técnico pela segunda vez, em 2014. Após a vexatória campanha na Copa do Mundo do mesmo ano, Dunga assumiu o cargo no lugar de Luiz Felipe Scolari e convocou 12 jogadores que não estavam no Mundial disputado no Brasil:
- Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Napoli)
- Laterais: Danilo (Porto), Maicon (Roma), Alex Sandro (Porto) e Filipe Luís (Chelsea)
- Zagueiros: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Gil (Corinthians)
- Meio-campistas: Oscar (Chelsea), Éverton Ribeiro (Cruzeiro), Philippe Coutinho (Liverpool), Ricardo Goulart (Cruzeiro), William (Chelsea), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Luiz Gustavo (Wolfsburg) e Ramires (Chelsea)
- Atacantes: Diego Tardelli (Atlético-MG), Hulk (Zenit) e Neymar (Barcelona)
- Pré-Olímpico: capitão da Seleção defende Endrick após pênalti perdido
*Matéria publicada originalmente em SportBuzz