opinião

Técnico da Inglaterra desaprova sedes em três continentes na Copa de 2030

Gareth Southgate, treinador da Inglaterra, desaprovou o anúncio dos países-sedes da Copa do Mundo de 2030, que terá partidas na Europa, África e América do Sul

Gareth-Southgate
Gareth Southgate cumprimentando Declan Rice (Crédito: Getty Images)

Nesta semana, a Fifa anunciou que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três países-sede, como a próxima está prevista. Os principais duelos aconteceram em Portugal, Espanha e Marrocos. No entanto, três jogos da primeira fase serão disputados no Uruguai, Argentina e Paraguai. Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, não gostou da ideia.

Publicidade

“Não tenho certeza do que eles têm em mente para isso”, disse o treinador, em tom de brincadeira, em publicação do ‘The Guardian’. De acordo com Southgate, a logística para que essa Copa do Mundo seja realizada não faz sentido. Sem saber como um trio de país-sede irá reagir, a Fifa pretende promover uma competição que passa por três continentes dos cinco do planeta Terra.

“Você teria que jogar uma partida… eu precisaria ver tudo definido, mas meu entendimento é que três partidas serão disputadas na América do Sul, então essas equipes terão que viajar pelo mundo, mudar o fuso horário novamente e retomar a competição com vantagem em casa em uma parte do grupo e não em outra”, disse Southgate.

Além disso, com a possibilidade de seis seleções serem beneficiadas por receberem partidas da competição, o treinador da Inglaterra falou sobre a diferença de jogar em campo neutro ou não. “Existe uma grande diferença entre enfrentar a Argentina em Buenos Aires e jogar contra eles em Casablanca”, afirmou o comandante.

Publicidade
Gareth Southgate cumprimentando Declan Rice (Crédito: Getty Images)
Gareth Southgate cumprimentando Declan Rice (Crédito: Getty Images)

Southgate entende que muitos testes com competições com múltiplas sedes vêm acontecendo, como o caso da última Eurocopa. No entanto, o treinador não acha a ideia interessante, mesmo sem saber se estará a frente da Inglaterra em 2030. “Eu adoraria receber um convite para ir a Buenos Aires como comentarista de TV, se esse for o plano”, brincou.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.