Vasco e Corinthians

Times reclamam de mudança de datas na Copa do Brasil

Augusto Melo, presidente do Corinthians, foi um dos mais vocalmente contrários à alteração. Em diversas manifestações, incluindo nota oficial e vídeo, Melo expressou sua insatisfação

Times reclamam de mudança de datas na Copa do Brasil
Augusto Melo, presidente do Corinthians, e Marcelo Sant’Anna, dirigente do Vasco – Créditos: Ag. Corinthians / Rodrigo Coca e Getty Images

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recentemente anunciou mudanças nas datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil 2024, gerando grande polêmica entre os clubes envolvidos. Vasco e Corinthians, que criticaram abertamente a decisão, apontam que a alteração beneficia seus adversários após o retorno da Data FIFA.

Publicidade

De acordo com o site SportBuzz, Augusto Melo, presidente do Corinthians, foi um dos mais vocalmente contrários à alteração. Em diversas manifestações, incluindo nota oficial e vídeo, Melo expressou sua insatisfação: “Corinthians não vai admitir este tipo de coisa. Seremos prejudicados, estamos em três competições, não podemos ser prejudicados, temos planejamento, logística, para isso. O próprio treinador do Flamengo criticou o diretor de competições, Julio Avelar, dizendo que as mudanças de calendário prejudicavam os atletas”, justificou Melo, pedindo explicações à CBF.

Segundo a CBF, a mudança nas datas foi motivada pela necessidade de adequar o calendário às exigências das competições internacionais e do calendário nacional. Essa justificativa, no entanto, não foi bem recebida pelos clubes que se veem prejudicados pela decisão. Augusto Melo destaca a logística e o planejamento traçado pelo Corinthians, que agora precisam ser revista.

Assim como Augusto Melo, Marcelo Sant’Anna, dirigente do Vasco, também se mostrou contrário à decisão da CBF. Sant’Anna usou as redes sociais para expressar seu descontentamento, acusando a entidade de manipulação esportiva: “Absurdo a DCO da CBF inverter os jogos e manipular o impacto esportivo na Copa do Brasil e na Série A. As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas em 05/01/2024, e a DCO da CBF descumpre o RGC Art 5º I de ‘fazer cumprir o calendário anual e as respectivas tabelas’ e também descumpre o Art.11º I pois ‘a convocação de atletas para seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas’. E ambos os pedidos foram feitos pelos clubes visitantes; outro absurdo”, protestou.

Impactos das mudanças no desempenho dos clubes

O Vasco apresentou como argumento um episódio ocorrido nas quartas de final, quando jogadores como Pumita Rodríguez e Jean David retornaram da Data FIFA apenas um dia antes do confronto decisivo contra o Athletico-PR. Mesmo com a desvantagem logística, a equipe cruzmaltina conseguiu se classificar para as semifinais da competição. No entanto, Marcelo Sant’Anna argumenta que tal situação não pode se repetir, pois compromete a equidade da competição.

Publicidade

Quais serão as novas datas e horários dos jogos?

De acordo com o novo agendamento, os jogos da semifinal da Copa do Brasil estão agora marcados para os dias 2, 19 e 20 de outubro. Os primeiros confrontos serão no dia 2: Atlético-MG x Vasco às 19h15 e Flamengo x Corinthians às 21h45 (horários de Brasília). Para os jogos de volta, Vasco e Corinthians atuarão como mandantes, sendo o Vasco no sábado, 19, às 18h30, e o Corinthians no domingo, 20, às 16h (de Brasília).

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.