O furacão Helene deixou um rastro de destruição no Sudeste dos Estados Unidos, com o número de mortos subindo para pelo menos 41 pessoas, segundo autoridades. Chuvas torrenciais e enchentes severas forçaram comunidades inteiras a evacuarem, enquanto equipes de emergência realizavam operações de resgate de grande escala.
Desde a Costa do Golfo da Flórida até as montanhas da Carolina do Norte e Tennessee, Helene trouxe desafios como enchentes e deslizamentos de terra. Moradores lutavam para lidar com as ameaças enquanto a tempestade avançava implacavelmente pelo sudeste norte-americano.
Quais foram os impactos do furacão Helene?
Deslizamentos de terra bloquearam uma grande rodovia interestadual a leste de Asheville, na Carolina do Norte. Helicópteros foram chamados para resgatar dezenas de pessoas presas no telhado de um hospital no Tennessee. Além disso, evacuações foram ordenadas devido a preocupações de que uma represa sobrecarregada pudesse romper e inundar uma pequena cidade.
Publicado por @noticiadiariaVer no Threads
Como o furacão afetou a Flórida?
Pelo menos 41 mortes na Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul foram atribuídas à tempestade. As vítimas foram causadas por enchentes, queda de árvores, acidentes de carro e até um tornado gerado pelo furacão. Estradas, casas e empresas ficaram submersas depois que a tempestade atingiu a costa perto da capital do estado da Flórida, Tallahassee, avançando para o norte e cortando a energia de milhões de pessoas.
Como as comunidades foram afetadas?
Mesmo com o furacão Helene enfraquecendo para uma tempestade tropical e eventualmente uma depressão tropical, ele continuou a causar estragos em vários estados, atingindo-os com ventos fortes e chuvas pesadas descritas como “condições de risco de vida” pelo National Hurricane Center (NHC) sediado em Miami. A tempestade ainda produzia enchentes históricas e catastróficas, alertando para enchentes repentinas em Atlanta, Geórgia, e nos estados vizinhos.
Quais os efeitos das chuvas intensas nas Apalaches?
Até 300 mm de chuva foram previstos para as montanhas Apalaches, com áreas isoladas recebendo até 500 mm, causando enchentes e deslizamentos de terra. Na Carolina do Sul, pelo menos 14 pessoas morreram, incluindo dois bombeiros. Quatro das mortes foram relacionadas à queda de árvores em telhados de casas.
Qual o impacto da tempestade Helene na Flórida?
Destroços nos estados afetados incluíram estradas destruídas e famílias desalojadas. Na cidade de Perry, Flórida, onde Helene atingiu com ventos de 225 km/h, as casas ficaram sem energia, e a destruição foi generalizada. Cientistas como Andra Garner, da Universidade Rowan, observam que as águas oceânicas excepcionalmente quentes contribuíram para a rápida intensificação de Helene, refletindo os impactos do aquecimento global.
Siga a gente no Google Notícias