caso aconteceu em maio

Vinícius Jr depõe contra insultos racistas; Valencia pede retratação do atacante

Segundo a imprensa espanhola, Vini Jr declarou à Justiça que se sentiu ofendido pelos ataques racistas. O atacante deixou o tribunal de Madri sem falar com os jornalistas que o esperavam do lado de fora do prédio

Vinícius Jr depõe contra insultos racistas; Valencia pede retratação do atacante
(Crédito: Getty Images)

Vítima de racismo na Espanha, Vinícius Jr. prestou depoimento na Justiça nesta quinta-feira, 5. O atacante brasileiro do Real Madrid foi alvo de insultos racistas no dia 21 de maio, na partida contra o Valencia, no Mestalla, pelo Campeonato Espanhol.

Publicidade

O jogo chegou a ser paralisado por vários minutos depois que o jogador confrontou os supostos agressores na arquibancada. Três homens são investigados como autores dos ataques; eles confirmaram que realizaram gestos, mas negaram que tenham sido motivados por ódio ou racismo contra Vini.

O confronto foi retomado, mas uma confusão entre os jogadores do Real e do Valencia nos minutos finais resultou na expulsão de Vincius, definida após interferência do VAR.

Publicidade

Segundo a imprensa espanhola, Vini Jr declarou à Justiça que se sentiu ofendido pelos ataques racistas. O atacante deixou o tribunal de Madri sem falar com os jornalistas que o esperavam do lado de fora do prédio.

Valencia emite comunicado

Em nota, o clube dos denunciados criticou a conduta de Vinicius Junior e pediu retratação do brasileiro. O clube afirmou que “racismo não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas”.

“Em relação à informação publicada sobre a declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinícius Jr., afirmando que todo o estádio Mestalla o lançou insultos racistas no jogo entre Valencia CF e Real Madrid CF na temporada passada, o Clube deseja manifestar a sua surpresa, rejeição e indignação.

Publicidade

Como o próprio treinador Carlo Ancelotti reconheceu publicamente, em nenhum caso o comportamento pode ser generalizado a todo o estádio do Mestalla.

O Clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Esta questão exige o envolvimento de todos e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações.

Os torcedores do Valencia não podem ser classificados como racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração esta manhã”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.