PLACAS TECTÔNICAS

África está se dividindo e pode formar o sexto oceano; saiba mais

A fenda se estende do Golfo de Aden, no norte do continente, até o Zimbábue, no sul, e se compõe de uma série de vales profundos, penhascos íngremes e picos vulcânicos

África está se dividindo e pode formar o sexto oceano; saiba mais
Enorme fenda de mais de 5 mil km atravessa o sudeste da África; a fenda é conhecida como Sistema de Rift da África Oriental (Crédito Foto: Reprodução/Twitter)

A África pode se dividir em dois continentes. Existe uma grande fenda – rachadura – de mais de 5 mil quilômetros de extensão situada no sudeste da África, que acabará dividindo o continente em dois; o processo causará a formação do sexto oceano da Terra.

Publicidade

Os pesquisadores alertam que os países situados na costa vão se transformar em uma ilha gigante e criar um novo mar desde a Etiópia até Moçambique, países banhados pelo oceano Índico.

A fenda é conhecida como Sistema do Rift da África Oriental (EARS, na sigla em inglês) e estima-se que tenha se formado há pelo menos 22 milhões de anos. Entretanto, as atividades tectônicas na região das últimas décadas vêm alertando os cientistas.

Em 2005 surgiu uma nova fissura de mais de 50 quilômetros, produto dos EARS, que vem crescendo desde então. Em 2018, outra rachadura apareceu após fortes chuvas, obrigando as pessoas a deixarem suas casas no entorno da área.

Um estudo publicado em junho passado argumenta que uma grande difusão de rocha superaquecida do núcleo do planeta está causando mais atividade no EARS. Este processo ocasiona deformações na camada da Terra.

Publicidade

O professor da Universidade da Califórnia, Ken Macdonald, disse, ao Daily Mail que “não sabemos se essa ruptura continuará no ritmo atual para eventualmente abrir uma bacia oceânica, como o Mar Vermelho, e depois para algo muito maior, como uma pequena versão do Oceano Atlântico.”

A revista científica Earth and Planetary Science Letters publicou um relatório argumentando que as placas tectônicas da Somália e da Núbia (região do Sudão e Sudão do Sul) estão se afastando de 2,5 a 5 centímetros ao ano, o que causa o alargamento das EARS. Segundo Macdonald, isso continuará criando mais rachaduras no futuro.

A fenda acentuada se estende do Golfo de Aden, no norte do continente, até o Zimbábue, no sul, e se compõe de uma série de vales profundos, penhascos íngremes e picos vulcânicos.

Publicidade

A África não deve se dividir até, pelo menos, os próximos cinco milhões de anos. Quando isso acontecer, a Somália, a metade da Etiópia, o Quênia e a Tanzânia formarão um novo continente.

*A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.