
O vulcão Merapi, na Indonésia, entrou em erupção e espalhou fumaça e cinzas nos vilarejos próximos neste sábado (11), por volta das 12h do horário local (2h da manhã em Brasília).
O vulcão, que fica na região de Yogyakarta, expeliu nuvens quentes de até sete quilômetros, de acordo com informações divulgadas pelo portal G1. A agência indonésia de gestão de desastres (BNPB) não informou o registro de nenhuma vítima.
Os moradores da região foram alertados para que interrompessem atividades próximas às zonas de perigo, em um raio de três a sete quilômetros de distância da cratera. Os locais, no entanto, não precisaram ser evacuados de suas casas, segundo informações de autoridades.
O vulcão agora em erupção é um dos mais ativos da Indonésia e estava no segundo maior nível de alerta do país. O Merapi tem 2.963 metros de altura, e é um dentre os vários vulcões no território, que faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico. Sua última erupção violenta aconteceu em 2010 e deixou mais de 350 pessoas mortas.
🇮🇩 Indonesia: Acaba de entrar em Erupção o Vulcão MERAPI, com um fluxo piroclástico (gás quente, cinzas e pedras) para o sudoeste. pic.twitter.com/ZAOqKXS1Ae
— • 𝐂𝐚𝐜𝐚𝐥𝐢𝐦𝐚 • (@cacabylima) March 11, 2023
Vulcão Merapi entra em erupção e lança uma nuvem quente a mais de 4 milhas de altura na Indonésia pic.twitter.com/HgpmkxcUqz
— tuca (@tucabr54) March 11, 2023
#Indonesia 🌋 Imagenes del volcan merapi. pic.twitter.com/6USwmeDUdV
— 🅸🅽🅵🅾🆂🅸🆂🅼🅾🅻🅾🅶🅸🅲 (@EarthquakeChil1) March 11, 2023