Supremo Tribunal Federal

Alexandre de Moraes solta mais de 100 presos pelos atos em Brasília

Interlocutores do tribunal disseram que o ministro decidiu liberar presos que tiveram condutas menos graves. Alguns possuem advogados próprios, enquanto outros contam com a Defensoria Pública da União.

Alexandre de Moraes solta mais de 100 presos pelos atos golpistas
Os presos são identificados por siglas dos nomes no sistema online do STF (Crédito: Joedson Alves/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, soltou 102 pessoas acusadas de participar dos atos em Brasília no dia 8 de janeiro.

Publicidade

As decisões, feitas na noite desta segunda-feira (27), estão sob sigilo, dentro de uma petição que tramita no STF para apurar casos relacionados com a tentativa de golpe. Entretanto, pelo andamento processual no sistema online do STF, é possível contar o número de alvarás de soltura que Moraes concedeu na noite. Os presos são identificados por siglas dos nomes.

À CNN, interlocutores do tribunal disseram que o ministro decidiu liberar presos que tiveram condutas menos graves. Alguns  possuem advogados próprios, enquanto outros contam com a Defensoria Pública da União.

Os presos estão autorizados a sair da cadeia e retornar aos estados de origem. Porém, em cada decisão, Moraes determinou que a Justiça da cidade onde os presos moram seja comunicada. Portanto, mesmo saindo da prisão em Brasília, eles seguem sob monitoramento nas suas localidades.

Invasão em Brasília

No dia oito de janeiro de 2023, por volta das 14h40 de um domingo, extremistas pró-Bolsonaro entraram no Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogêneo. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e invadiram as sedes dos Três Poderes. Eles também depredaram o plenário do STF e espaços do Planalto, como a vidraçaria do Salão Nobre.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.