ATAQUES EM BRASÍLIA

Operação Lesa Pátria: PF deflagra 4ª fase contra envolvidos em atos golpistas

Serão cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal.

PF deflagra 4ª fase contra envolvidos em atos golpistas
(Crédito: Divulgação/ Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (03), a 4ª fase da operação Lesa Pátria contra atos golpistas praticados em 8 de janeiro. Na ocasião, terroristas bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Publicidade

De acordo com reportagem do portal G1, serão cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo) e no Distrito Federal.

Até as 7h30, um dos mandados de prisão já havia sido cumprido em Goiás. Na semana passada, outros mandados já foram cumpridos em cinco estados e no DF. A PF afirma que os fatos investigados na operação constituem os crimes de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A qualificação dos crimes, no entanto, deve ser feita apenas ao fim das investigações, quando os suspeitos forem denunciados formalmente à Justiça pelo Ministério Público.

O que aconteceu desde os ataques de 8 de janeiro: manifestantes foram presos, foi decretada intervenção federal na capital, afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a identificação de militares envolvidos nos atos e a prisão do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

Publicidade

A primeira fase da operação foi deflagrada em 20 de janeiro, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões. Um dos alvos no Rio de Janeiro fugiu pela janela e segue foragido.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.