hackers

Agência de inteligência alemã alerta sobre ameaça de ataques cibernéticos russos

Em um comunicado na rede social X, o Bundesverfassungsschutz destacou que o aviso foi emitido em conjunto com serviços de inteligência dos EUA

O grupo pertencente à unidade de inteligência militar russa teria realizado ataques cibernéticos contra países membros da OTAN.
Alemanha acusa unidade da inteligência russa de fazer ataque contra a Otan – Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A agência de inteligência interna da Alemanha, o Bundesverfassungsschutz, alertou nesta segunda-feira (9) sobre um grupo cibernético pertencente à unidade de inteligência militar russa (GRU) conhecida como 29155. O grupo teria realizado ataques cibernéticos contra países membros da OTAN e da União Europeia.

Publicidade

Em um comunicado na rede social X, o Bundesverfassungsschutz destacou que o alerta foi emitido em conjunto com serviços de inteligência dos EUA, incluindo o FBI, a agência de segurança cibernética CISA, a NSA, e outros parceiros internacionais.

O alerta aparece em um contexto de crescente inquietação na Europa devido a supostos hackers e espiões russos desde a invasão da Ucrânia por Moscou em 2022. As tensões na região têm se intensificado, levando a um aumento nas medidas de segurança cibernética e vigilância.

Quais são os alvos dos ataques russos?

No início deste ano, Berlim acusou a Rússia de uma série de ataques cibernéticos direcionados a setores críticos. Entre os alvos estavam os social-democratas que governam a Alemanha, assim como empresas dos setores de logística, defesa, aeroespacial e tecnologia da informação (TI).

O grupo 29155, também conhecido pelos codinomes Cadet Blizzard ou Ember Bear, realiza operações cibernéticas com objetivos de espionagem e sabotagem. Essas atividades envolvem a desfiguração de sites e a publicação de dados roubados, causando não apenas prejuízos financeiros, mas também danos à reputação das organizações atacadas.

Publicidade

Como se proteger dos ataques cibernéticos?

Especialistas em segurança cibernética recomendam diversas medidas para se proteger de ataques. Manter sistemas operacionais e softwares atualizados ajuda a corrigir vulnerabilidades. O uso de autenticação de dois fatores (2FA) aumenta a segurança das contas online, enquanto backups regulares de dados minimizam o impacto de possíveis invasões. Além disso, é fundamental educar funcionários sobre práticas de segurança, como identificar tentativas de phishing. Monitorar redes e sistemas constantemente para detectar atividades suspeitas também é uma estratégia essencial de proteção.

Histórico de incidentes

A unidade GRU 29155 é amplamente conhecida pela suspeita de envolvimento em incidentes graves, como o notório envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal e sua filha Yulia, no Reino Unido, em 2018. Os impactos de ataques cibernéticos vão além das fronteiras digitais. Ao comprometer setores estratégicos, como defesa e logística, os hackers não apenas afetam economias, mas também colocam em risco a segurança nacional dos países-alvo.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Faculdade Infnet (@infnet)

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.