
O baterista Alan White, da banda de rock ”Yes”, morreu nesta quinta-feira (26) aos 72 anos. O grupo anunciou a morte pelas redes sociais, mas não divulgou a causa. “É com muita tristeza que o Yes anuncia que Alan White, amado amigo e baterista deles há 50 anos, morreu, aos 72 anos, depois de uma breve doença”, diz o comunicado.
It is with deep sadness that YES announce Alan White, their much-loved drummer and friend of 50 years, has passed away, aged 72, after a short illness.https://t.co/FjaCeYhUk2 pic.twitter.com/nPsL8m3XhH
— YESofficial (@yesofficial) May 26, 2022
“Problemas de saúde desde 2016 reduziram o tempo no palco de Alan com o Yes nas turnês recentes, com Jay Schellen o substituindo e Allan se juntando à banda, sob muitos aplausos, no fim de cada show”, acrescentou a banda no comunicado.
O ”Yes” ainda ressaltou que Alan estava se preparando para a turnê que iria comemorar seus 50 anos no grupo e o álbum “Close to the Edge”, seu primeiro gravado com a banda.
História na música
Alan entrou no Yes em 1972, quatro anos depois de a banda ser formada, substituindo Bill Bruford, que entrou no King Crimson. Ele era o membro mais antigo da banda atualmente.
Alan White também tocou bateria em álbuns clássicos dos ex-Beatles John Lennon (“Imagine”) e George Harrison (“All things must pass”), antes de entrar para o Yes.
Ele achou que estava recebendo um trote quando John Lennon ligou para ele e o convidou para entrar para a Plastic Ono Band e gravar “Imagine”.
Além de entrar no Hall da Fama do rock em 2017, Alan trabalhou também com músicos como Joe Cocker, Gary Wright, Doris Troy, Billy Preston e o grupo Air Force, de Ginger Baker.