Ícone do site

Alemanha: são indiciados cinco suspeitos de planejar golpe de Estado

Published 23/01/2023
alemanha-cinco-suspeitos-de-planejar-golpe-de-estado-sao-indiciados

Palácio de Reichstag, em Berlim (Crédito: Wetandi/ Pixabay)

A Procuradoria Federal da Alemanha apresentou hoje (23) acusações de alta traição contra cinco pessoas suspeitas de planejar um golpe de Estado e o sequestro do ministro da Saúde, Karl Lauterbach.

O grupo era composto por quatro homens e uma mulher que se organizavam por “ala militar” e “ala administrativa”. Segundo os promotores, eles pretendiam desencadear “condições de guerra civil na Alemanha por meio da violência” a fim de derrubar o governo vigente e a democracia parlamentar. 

O plano era atacar as fontes de energia a fim de causar um blecaute nacional, sequestrar o ministro da Saúde e, se necessário, matar seus seguranças, convocando em seguida uma assembleia para depor o governo e nomear um novo líder. O objetivo seria implantar um  “sistema autoritário de governo baseado no modelo do Império Alemão

Os indiciados estão presos desde 2022, quando a conspiração foi revelada.

Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde agradeceu aos investigadores e ao Departamento Federal de Investigações (BKA, na sigla em alemão): “Os oficiais do BKA arriscam suas vidas por nós. Isso é uma grande conquista“.

Os cinco foram acusados formalmente de “fundar ou ser membro de uma organização terrorista doméstica” e “preparar um ato de alta traição” contra o governo federal.

Alguns dos indiciados também enfrentam outras acusações, como preparar um ato grave de violência que constitua uma ameaça ao Estado ou financiar o terrorismo.

Dezenas de outras pessoas suspeitas de ligação com o grupo estão sendo investigadas. Os promotores acreditam que os suspeitos seriam integrantes do Reichsbürger – movimento de direita radical que não reconhece o Estado democrático da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e rejeita o governo federal alemão.

 

Sair da versão mobile