Personalidade internacional

Conheça Greta Thunberg, jovem ativista detida na Alemanha

Manifestantes questionavam a expansão de uma mina de carvão mineral a céu aberto.

conheca-greta-thunberg-jovem-ativista-detida-na-alemanha
Greta Thunberg (Crédito: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images)

A ativista sueca Greta Thunberg foi detida hoje (17) durante protestos contra a demolição de uma vila perto da cidade de Luetzerath, na Alemanha. O local está sendo derrubado para obras de expansão de uma mina de carvão mineral a céu aberto que deve começar já nos próximos meses.

Publicidade

De acordo com a polícia alemã, cerca de 6 mil manifestantes marcharam até a vila.

Ativistas climáticos argumentam que a área não deve ser demolida e o carvão sob ela deve ser deixado no solo, já que sua queima implica emissões de gases de efeito estufa. 

Essa é uma traição às gerações presentes e futuras. A Alemanha é um dos maiores poluidores do mundo e precisa ser responsabilizada”, disse Greta em um palco depois de marchar com uma placa de papelão.

Segundo a Reuters, Thunberg foi vista sentada sozinha e um ônibus da polícia depois de ter sido presa. Ela deve ser levada para uma verificação de identidade junto com outros ativistas detidos. Ainda não está claro o que acontecerá com eles.

Publicidade

Quem é Greta Thunberg

Nascida em 2003, Greta Thunberg é conhecida por exigir ações da comunidade e autoridades internacionais para reverter os efeitos das mudanças climáticas em curso por conta do aquecimento global. 

Ela foi diagnosticada com a síndrome de Asperger, condição relacionada com o espectro do autismo. A síndrome causa hiperfoco, o que permite que o indivíduo desenvolva uma atenção muito grande em um assunto específico.

Publicidade

Com apenas oito anos de idade, sua primeira grande repercussão como ativista aconteceu quando começou a faltar na escola para protestar na frente do Parlamento sueco, exigindo dos políticos locais medidas em defesa do meio ambiente. O movimento foi chamado de “Greve escolar pelo clima”.

Hoje conhecido como Fridays for Future, expressão que pode ser traduzida como “Sextas-feiras pelo Futuro”, a manifestação ocorre todas as sextas-feiras, na frente do Parlamento sueco. 

Após a divulgação de seus atos,  a jovem passou a ser convidada para participar de diversos eventos ambientalistas. Um dos mais importantes foi a Conferência das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas, a COP24, realizada em dezembro de 2018, onde discursou no plenário da assembleia.

Publicidade

Em 2019, foi eleita uma das 100 personalidades mais influentes do mundo pela revista Time. Além disso, também já foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em duas ocasiões.

No mesmo ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro chamou Greta de “pirralha” depois que a jovem criticou as autoridades nacionais pelo assassinato de indígenas no Brasil.

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.