Internacional

Militar alemão preso por planejar golpe contra governo viveu em SC

O ex-oficial do Exército tem duas empresas ativas em Santa Catarina.

Militar alemão preso por planejar golpe contra governo viveu em SC
Rudiger Von Pescatore foi preso na Alemanha nesta quarta (7) (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Rudiger Wilfred Hans Von Pescatore, de 69 anos, foi preso na última quarta-feira (7) por supostamente planejar um golpe de Estado na Alemanha. O ex-militar alemão foi detido junto com mais 25 pessoas e foi apontado pelas autoridades como recrutador de um grupo classificado como “terrorista”.

Publicidade

Segundo a imprensa local, Von Pescatore foi preso no sul da Alemanha, em Freiburgo, onde mora sua filha. Porém, ele passava parte do tempo no Brasil. O ex-oficial do Exército tem duas empresas ativas em Santa Catarina. Uma delas é uma consultoria empresarial na cidade de Pomerode. A outra é uma representação de venda de painéis solares, em Blumenau.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os promotores apontaram Von Pescatore como um aspirante a líder do “braço militar” do grupo “terrorista” alemão. O ex-oficial teria sido expulso do Exército pela venda ilegal de armas dos estoques do antigo Exército da Alemanha Oriental.

A maior operação antiterrorista da história recente da Alemanha mobilizou quase três mil agentes em 130 operações de busca e apreensão. Os detidos, incluindo o militar alemão, têm ligações com o movimento Reichsburger, ou Cidadão do Reich, que rejeita as estruturas democráticas do país.

Entre os suspeitos presos estava o príncipe Heinrich XIII de Reuss, de 71 anos. Descendente de uma família real, ele seria o novo chefe de Estado caso o golpe tivesse sucesso.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.