A Apple anunciou em nota que vai tomar a decisão de produzir uma quantidade de seus Iphone 14 na Índia para reduzir dependência da China.
De acordo com a Al Jazeera, os interesses da empresa norte-americana estão em sintonia com os interesses do governo indiano, que vem tentando incentivar o crescimento da manufatura no país.
A aproximação entre a Apple e a Índia vem acontecendo desde 2017, quando a empresa começou a fabricar os iPhones modelo SE no país. Desde então o crescimento dessa relação vem sendo projetado, mas foi atrasado por conta da pandemia.
A Índia é atualmente o segundo maior mercado para smartphones do mundo, atrás apenas da China, mas as marcas de celulares chinesas se sobressaem em relação aos iPhones da Apple por conta de seu preço mais acessível.
O movimento também acontece como uma fuga da imprevisibilidade chinesa. Segundo relatórios da Press Trust of India, a Apple aumentar em 5% a sua produção industrial na Índia até 2025, jogando para 25% a produção total feita no país.
Em 2021, a Apple fabricou 7 milhões de celulares na Índia.
Outra preocupação da gigante da tecnologia é em relação à produção de tablets, que ainda depende muito da manufatura chinesa. Porém, de acordo com informações da Al Jazeera, conversas já vem sido empregadas desde 2020 para negociar a mudança das fábricas para outro país no sudeste asiático.